Blog

A cadeira de escritório é item principal da ergonomia no trabalho

A cadeira de escritório é item principal da ergonomia no trabalho

Cadeira de escritório: a escolha correta é sinônimo de saúde e produtividade

Passar muitas horas na mesma posição é um hábito muito prejudicial para a saúde. No entanto, isso se torna inevitável na rotina de trabalho. Quando a função é exercida em um escritório e os colaboradores passam muito tempo sentado. Por isso, a escolha da cadeira de escritório correta é fundamental para o conforto, saúde e produtividade de cada um. É por isso que a ergonomia é um assunto sempre em pauta na hora de mobiliar escritórios.

Nesse post, saiba qual a importância da escolha da cadeira de escritório ideal, como escolher também o que é ergonomia. Confira!

 

Índice

1 – Escolha a cadeira de escritório perfeita para a sua saúde
2 – O que é ergonomia
3 – Por que ergonomia é importante?
4 – Como escolher a cadeira de escritório

 

1 – Escolha a cadeira de escritório perfeita para a sua saúde

O conforto no trabalho é uma obrigação que o empregador deve oferecer para os seus colaboradores. Tanto é, que isso está previsto nas leis trabalhistas. A Norma Regulamentadora (NR) 17 trata justamente a questão da ergonomia do trabalho:

17.1. Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

A partir do item 17.3.1, a NR17 trata justamente a respeito do trabalho cuja funções são exercidas com o colaborador sentado. Nos itens, é falado sobre mobiliário adequado, que deve possuir a altura correta da mesa para computador, cadeira, e monitor de modo que não prejudique ou force a postura.

No item 17.3.3, são indicados os requisitos mínimos para oferecer um assento confortável para o colaborador, veja:

17.3.3. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:

a) altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida;

b) características de pouca ou nenhuma conformação na base do assento;

c) borda frontal arredondada;

d) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.

Para contribuir ainda para a ergonomia, também é citado, no item seguinte, o direito de o trabalhador requerer um suporte para os pés:

17.3.4. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do trabalhador.

Para conferir a NR 17 na íntegra, acesse: NR 17 – Norma Regulamentadora 17 -Ergonomia

Com isso, a necessidade de priorizar o conforto dos colaboradores fica bastante clara. Na hora de escolher os móveis para escritório não esqueça de checar esses itens. Porque não é uma questão apenas legal, mas sim de saúde, que deve ser levada em consideração até mesmo por escritórios home office.

 

2 – O que é ergonomia

A Associação Internacional de Ergonomia já definiu sobre o que se trata esse conceito:

A Ergonomia (ou fatores humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho global do sistema (em tradução livre)

Para resumir, ergonomia é a interação de pessoas com elementos fundamentais para realizar uma ação, de forma que priorize a saúde das pessoas para gerar resultado. Nesse caso, os colaboradores que necessitam que o mobiliário corporativo seja adequado para não prejudicar sua saúde, bem como não atrapalhar sua produtividade.

Entre as especializações da Ergonomia, existe a ergonomia física. Ela relaciona a anatomia, entre outros aspectos, à atividade física. Sendo a postura no trabalho um dos seus tópicos mais relevantes.

 

3 – Por que ergonomia é importante?

A principal importância é a saúde do colaborador. Com uma cadeira ergonômica, a anatomia do corpo humano é respeitada de modo que não prejudique sua postura, acarrete doenças e dores.

Em um curto prazo, a ergonomia colabora para a produtividade dos colaboradores que, além de beneficiar seu desempenho profissional, também contribui para o desempenho e bom funcionamento da empresa.

Depois, também é importante lembrar que um funcionário saudável e presente gera menos custos para a empresa e traz bons resultados quando ele está satisfeito e produtivo no ambiente corporativo.

 

4 – Como escolher a cadeira de escritório

cadeira de escritório

Agora que você já sabe a importância da ergonomia do ambiente de trabalho, confira como escolher a cadeira de escritório ergonômica ideal.

  • O encosto precisa ter a opção de regular a altura, dessa forma se torna adaptável para diferentes pessoas. A altura do respaldo precisa ser suficiente para apoiar a região lombar das costas.
  • Ainda sobre o encosto da cadeira, ele deve ser largo e longo suficiente para comportar toda região lombar. No mínimo, ter 41 cm X 26 cm. Sendo que o ideal é 40 cm x 35 cm.
  • O respaldo deve estar sempre em contato com a lombar, gerando uma pressão positiva sobre ela.
  • A curvatura do encosto também deve ser observada. O encosto não pode ser muito curvo, pois isso impede que a lombar encoste nele.
  • A altura da cadeira também deve ser regulável, afinal, varia de acordo com a altura de quem está usando.
  • O é o material mais indicado para o assento e encosto é o poliuretano injetado.
  • Além da espessura da espuma e da densidade, a força de reação ao peso de quem está sentado deve ser uniforme para evitar tensões.

 

Cadeira de escritório em Santos: conheça a Advance Móveis!

A Advance Móveis trabalha com toda a linha de mobiliários corporativos de qualidade, como cadeira e mesa de escritório e móveis de aço.

Oferecemos soluções completas para o seu escritório ou home office. Veja nossa página de produtos. E entre em contato conosco através de uma mensagem no WhatsApp ou solicite seu orçamento aqui no site.


Somos uma empresa localizada em Santos – SP. Trabalhamos com móveis corporativos, tais como, móveis de aço, cadeira de escritório e poltronas, mesa para computador, de reunião e em L, estante de aço, armário de escritório, entre outros.