blog-capa

Blog

Standing Desk. Conheça a tendência

Standing Desk. Conheça a tendência

A standing desk é a mais nova tendência dos ambientes corporativos, oferecendo uma alternativa ao modo de trabalho tradicional. Você já ouviu falar?

Desde que os hábitos de trabalho foram transformados e o sedentarismo predominou o estilo de vida, muitos sofrem de dores crônicas generalizadas pelo corpo.

Na finalidade de contornar esse problema, surgiu a standing desk, que é basicamente uma mesa de trabalho que permite o trabalho em pé. Parece estranho? Garanto que pode ser muito vantajoso!

A seguir, explicamos mais sobre a novidade e como ela pode beneficiar seu trabalho. Continue lendo e saiba tudo!

STANDING DESK: O QUE É?

A standing desk é uma mesa adaptada que usa um suporte ajustável para permitir a um indivíduo trabalhar em pé. Acredite ou não, isso é feito de maneira confortável.

Isso porque o móvel é composto por peças ajustáveis. Ou seja, você pode ajustar a altura da mesa conforme deseja. Se quiser trabalhar em pé para esticar os membros, ajuste as medidas! Quando ficar cansado, basta retornar à altura inicial.

STANDING DESK: COMO FUNCIONA?

Disponível em diversos modelos e tamanhos, dependendo da standing desk que escolher, o modo de funcionamento pode ser diferente.

Para o escritório, é possível optar por um modelo individual ou duplo, para dividir o espaço com algum colega. Confortavelmente, claro.

Vale notar que mesmo as mesas individuais podem ser agrupadas para favorecer o ambiente de trabalho, tornando-o mais dinâmico e, até mesmo, ergonômico.

A regulagem da altura, por sua vez, pode ser feita manualmente ou de forma elétrica, a depender do modelo. As primeiras versões trabalhavam com um método de regulagem manual, mas as mais recentes optaram por uma solução elétrica.

A estrutura elétrica funciona por meio de uma caixa elétrica instalada no interior do móvel. Logo, não precisa se preocupar em bagunçar a estética do ambiente, os fios de acesso não ficarão visíveis!

De qualquer forma, os níveis costumam ser padronizados, separados em quatro opções para o usuário.

MESA TRADICIONAL X STANDING DESK: QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

Entre todos os móveis para escritório, a mesa certamente é uma das peças mais importantes para os trabalhadores e estudantes. Sendo o centro da maioria das atividades.

Ambas têm seu próprio mérito, mas cada uma também apresenta vantagens únicas. Cabe a você determinar suas prioridades para escolher a melhor, e os benefícios das duas? Você confere a seguir!

MESA TRADICIONAL: QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

A mesa tradicional é uma escolha relativamente óbvia de móveis para escritório, mas não pense que essa popularidade é por nada!

Os móveis tradicionais apresentam valores mais acessíveis que tendências do mercado, como a standing desk, sendo uma escolha mais segura e coerente para estudantes e empresas iniciantes.

Além disso, é como dizem: com o clássico, não há erro. A mesa tradicional é uma boa escolha para quem precisa executar atividades livre de distrações, favorecendo também a organização do seu espaço.

Afinal de contas, é uma peça imóvel que apenas vai se mover com interferência humana. Não tem como dar errado!

Claro, o aspecto inerte da mesa tradicional é uma benção e, ao mesmo tempo, uma maldição.

Quando ficamos sentados por muito tempo, os músculos que servem para estabilizar a coluna começam a relaxar, o que aumenta a pressão sobre a coluna e causa sérias dores na região.

A longo prazo, pode causar danos irreversíveis e favorecer o desenvolvimento de doenças que nem ao menos têm cura!

STANDING DESK: QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

As principais vantagens por trás da modalidade estão na possibilidade de movimentação.

Ficar estático por tempo prolongado, ou seja, sentado por muito tempo, pode causar danos irreversíveis à coluna de um indivíduo, bem como ao corpo, em geral. A tensão criada nos membros é capaz de desgastar músculos e ligamentos, favorecendo o desenvolvimento de doenças como o bico de papagaio, por exemplo.

Com a rotina agitada que muitos vivenciam hoje, dificilmente as pausas recomendadas para rápidas caminhadas são realizadas. Afinal, hoje em dia, alguns minutos de “descanso” podem representar a ruína de uma empresa.

A standing desk abre espaço para esse momento de caminhada, sem que o trabalhador tenha que deixar a estação de trabalho. Evitando a tensão desnecessária dos membros e favorecendo o bem-estar geral.

Além disso, estudos mostram que o uso desta peça, entre todos os móveis tradicionais, é capaz de aumentar o gasto de energia e de calorias. Embora não seja um substitutivo de outras formas de atividade que incentivam mais movimento, é um claro indicativo de um caminho mais saudável para o trabalho.

O nível de glicemia também pode ser mais rapidamente equilibrado com o uso da standing desk, de acordo com outras pesquisas.

CONCLUSÃO

Como vimos, a standing desk é uma alternativa a um dos mais populares móveis para escritório: a mesa tradicional. Oferecendo uma saída mais saudável às longas horas de trabalho ou estudo que grande parte da população enfrenta hoje em dia.

Basicamente, a peça é ajustável em todos os aspectos, permitindo que o usuário a regule para trabalhar de pé e, logo depois, arrume as medidas para atuar sentado.

As vantagens desta tendência sob os móveis tradicionais são inúmeras. Além de impedir que várias doenças recorrentes de permanecer sentado por muito tempo, também representa uma pequena forma de exercício, que favorece o gasto calórico e o equilíbrio glicêmico.