blog-capa

Blog

Rodízio de cadeira: entenda quais são os tipos e como escolher o melhor

Rodízio de cadeira: entenda quais são os tipos e como escolher o melhor

Rodízio de cadeira saiba como escolher o melhor

Você sabe o que considerar ao escolher o mobiliário para escritório? Além ser importante considerar o material da peça, é igualmente primordial o rodízio de cadeira.

Apesar de ser um item que é frequentemente deixado de lado, não há dúvidas que exerce muita influência sobre o nível de praticidade e conforto da peça.

Entretanto, para se alcançar esse resultado, é necessário ficar atento à escolha dos materiais.

No artigo a seguir, explicamos mais sobre o que é o rodízio de cadeira, quais são os tipos e como escolher o mais adequado. Preparado?

Por que é importante prestar atenção ao rodízio de cadeira?

É importante atentar-se ao rodízio de cadeira pois é o que faz toda a diferença no conforto e bem-estar do usuário, facilitando a execução de atividades e ainda evitando que os pisos sejam danificados (por riscos e arranhões, por exemplo).

Claro, as vantagens da peça podem variar dependendo do tipo e a indicação de uso, principalmente do material usado.

Rodas inadequadas podem quase impossibilitar a movimentação dos móveis.

Quando muito pequenas são muito prováveis de ceder diante do peso do usuário, por exemplo, assim como quando são feitas de material barato.

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre os diferentes modelos.

Há opções mais apropriadas para diferentes tipos de piso, bem como rodízios capazes de transformar cadeiras que não os tinham inicialmente.

Como você pode imaginar, há ainda muitas outras opções, que você pode conferir a seguir:

Principais tipos de rodízio de cadeira

Há diferentes tipos de rodízio, cada um projetado para propósitos distintos e, portanto, composto por diferentes características — do material usado até o custo final.

Agora, vamos entender os modelos mais adequados para cada tipo de superfície.

Rodízio de cadeira: para superfícies macias

Para superfícies macias, como tapetes e carpetes, os rodízios de cadeira de PVC, polietileno e nylon são muito utilizados.

Muito disso se deve a grande acessibilidade do material, mesmo que sejam muito rígidos para absorver qualquer impacto.

Além disso, podemos notar a presença do rodízio de polietileno (ou PE, como muitos o chamam) na maioria das cadeiras para escritório, justamente por ser altamente resistente e densa, mesmo que seja privada de um sistema antirruído e antirrisco.

Rodízio de cadeira: para superfícies lisas

Superfícies como madeiras, mármores e granitos são consideradas lisas e, por isso, recomenda-se o uso de poliuretano, gel e silicone.

Esse tipo de material é contraindicado para uso em superfícies ásperas, visto que é provável de se desgastar rapidamente com contato contínuo.

Os poliuretano, por sua vez, são conhecidos por serem duráveis e não arranhar o piso, visto que o acabamento de proteção da peça é feito com polipropileno.

Por outro lado, os rodízios de gel apesar de serem igualmente duráveis e excepcionalmente confortáveis, é notável que deslizam mais facilmente pelo piso, mesmo que não o risquem (e isso seja uma grande qualidade).

O acabamento de proteção em polipropileno também é usado nessa peça, exceto que desta vez vem acompanhada de um eixo metálico.

Já os rodízios de silicone são particularmente interessantes por aparentemente resolver os perrengues dos outros materiais.
Além de serem extremamente macios, sabe-se que não posam o perigo de riscar o chão e também que causam deslizes com mais facilidade.

Afinal, toda rosa tem seus espinhos…

Como escolher o rodízio de cadeira?

O material, tipo de piso para uso, dimensões de encaixe são apenas alguns dos detalhes que devem ser levados em consideração ao escolher um rodízio de cadeira.

Entre outros fatores, incluindo o peso médio que a peça deverá suportar, o gosto pessoal do cliente é um que nunca deve ser deixado de lado.

Para ajudá-lo a definir qual seria este, reunimos os principais itens a considerar na decisão.

Considere a dimensão da peça

Logo de cara podemos dizer que, no mínimo, todo rodízio de cadeira deve apresentar 48 mm de diâmetro, seja este mais rígido ou mais macio.

Atentar-se a dimensão da peça é primordial para garantir a durabilidade, segurança e estabilidade da cadeira.

Afinal, imagina se o móvel cede sob pressão e danifica todas as partes, de alguma forma.

Em escritórios, no entanto, costuma-se pedir por um diâmetro mínimo de 50 mm.

Móveis mais sofisticados podem chegar à 65 mm.

 

 Preste atenção ao tipo de piso

Antes de mais nada, devo informar que o NBR 13962 é uma leitura importante para a situação, visto que informa os detalhes ideais para os rodízios de cadeira.

De toda forma, sabe-se que a peça funciona em dois tipos de pisos diferentes: lisos e macios.

Os pisos lisos são similares ao de madeira, no qual não há protuberâncias nem destaques. Apenas material liso.

Já o piso macio é a mesma coisa que um tapete, com suas protuberâncias específicas, mas mágica de qualquer forma.

Como escolher o rodízio de cadeira?

Como vimos, o rodízio de cadeira é uma peça fundamental ao conforto e praticidade do usuário de uma cadeira.

No entanto, para proporcionar os bons resultados que prometemos, é preciso prestar atenção ao material de piso e as indicações de uso.

Certos materiais não se adequam a determinados tipos de rodízio. Por exemplo, o de silicone não se encaixaria na Sonseria.
Entre em contato para receber orientações sobre como encontrar o móvel ideal!