
Quanto tempo dura uma cadeira para escritório?
A cadeira para escritório é peça fundamental de um bom dia de trabalho, especialmente para quem tem poucas oportunidades de esticar as pernas.
Mesmo tirando curtas pausas ou trabalhando de casa, às vezes não tem como escapar das atividades que pedem por longas horas sentado. É nesse momento que a cadeira de escritório certa faz toda a diferença.
O problema é que não basta apenas investir na escolha mais indicada e esperar que dure para sempre. É importante se atentar a vida útil da peça, e se planejar de acordo.
A seguir, apontamos os principais sinais que é hora de substituir sua cadeira para escritório e, assim, garantir a saúde e produtividade do ambiente.
Quais as consequências de ficar com uma cadeira para escritório por muito tempo?
Como tudo que é bom deve chegar ao fim, até mesmo as melhores cadeiras para escritório têm data de validade.
O uso contínuo da cadeira para escritório, bem como o armazenamento prolongado, pode desgastar as peças que tornam o móvel ideal para longas horas sentados.
Por exemplo, o suporte para a coluna vertebral se perde com o desgaste, causando a mesma má postura de cadeiras que não contam com suporte algum.
Eventualmente, você provavelmente terá que lidar com dores recorrentes e, até mesmo, lesões mais sérias a longo prazo.
As almofadas, por sua vez, ficam mais finas e desfiguradas conforme a cadeira para escritório é utilizada, tornando o móvel progressivamente mais desconfortável. Por isso, é importante renovar a mobília de tempos em tempos.
Como identificar o desgaste na cadeira para escritório?
É fácil identificar o momento ideal de trocar equipamentos eletrônicos, como um computador ou relógio digital. São itens com vida útil curta, e que dão sinais óbvios de desgaste antes de se tornarem um problema.
Os móveis para escritório, por outro lado, pedem atenção redobrada. São produtos que não apresentam sinais óbvios de desgaste. É comum ignorar os “pequenos problemas” até que você seja obrigado a tolerar as dores até o fim do dia ou, até mesmo, da semana.
Falando especificamente da cadeira para escritório, é uma peça que pode durar entre 5 a 10 anos – dependendo da qualidade inicial, frequência de manutenção, e do uso diário.
Se você costuma ficar sentado por longos períodos diários (8 horas ou mais), o desgaste ocorre mais rápido. A falta de limpeza e lubrificação periódica dos componentes também reduz a vida útil da cadeira.
Confira, a seguir, como o desgaste da cadeira para escritório se manifesta progressivamente:
Sinais iniciais do desgaste interno
Sabe aqueles pequenos detalhes ou barulhos, que costumam ser ignorados ou colocados atrás de problemas maiores? Os rangidos ao mover a cadeira, as almofadas que ficam cada vez mais finas.
Esses são os sinais que o tempo de vida útil da sua cadeira para escritório está chegando a um fim. Citados alguns dos mais comuns abaixo:
- Excesso de manchas e sujeira: além da possibilidade de afetar a saúde dos usuários, acúmulo de sujeira pode comprometer a movimentação da cadeira;
- Rangidos e barulhos: quando a cadeira começa a ranger ou estalar ao ser movimentada, é um sinal que as partes internas estão desgastadas;
- Afinamento ou deformação do estofamento: almofadas finas ou deformadas são incapazes de proporcionar o conforto necessário e levam a problemas de postura e desconforto generalizado;
- Dificuldade em rodar ou mover: se as rodas começaram a travar ou não se movem direito, a vida útil da cadeira está chegando ao fim;
- Peças com mal funcionamento: se os braços, rodas ou outras partes estão danificadas ou quebradas, é hora de considerar a troca;
- Postura inadequada: se você precisa lutar para encontrar uma posição confortável, a cadeira perdeu o suporte adequado;
- Desconforto ao sentar: último passo do desgaste da cadeira, quando as consequências mais sérias começam.
Antes que o desgaste da cadeira cause dores e desconforto ao usuário, considere trocá-la por uma nova, que oferece o suporte e conforto necessário.