blog-capa

Blog

Plataformas de trabalho: melhores formas de utilizar

Plataformas de trabalho: melhores formas de utilizar

As plataformas de trabalho são um estilo de mesa para escritório bastante interessantes para ambientes pequenos e muitos colaboradores, ou até no caso de empresas que atuam no formato híbrido, no qual os funcionários se revezam para cumprir expediente presencial apenas algumas vezes por semana.

Dessa forma, você pode instalar apenas um móvel para até 10 pessoas e otimizar a área de circulação ao redor da mesa. Utilizadas da maneira correta, podem retomar a integração do time – consideravelmente prejudicada no período de distanciamento social – e ampliar a colaboração no trabalho em equipe.

Quer conhecer mais sobre as plataformas de trabalho e as melhores formas de utilizar? Então continue neste post!

 

Plataformas de trabalho – o que são?

Mesas com medidas diferenciadas tanto na largura, quanto na profundidade, as plataformas de trabalho são o centro das plantas mais modernas dos escritórios atuais. Por que isso? Porque permitem que equipes grandes de colaboradores instalem suas estações de trabalho no mesmo móvel, concentrando todo o time em um único ponto.

Na parte debaixo, possuem estruturas centrais (como “vigas”) para sustentar o peso, mas são vazadas dos dois lados, possibilitando colaboradores sentarem-se em cadeiras apropriadas, dispostas em ambas as laterais da mesa.

E, mesmo ficando frente a frente, as estações individuais são facilmente delimitadas, já que as plataformas de trabalho possuem placas dispostas (também chamadas de biombos) como uma linha pontilhada, no centro do móvel, para marcar onde termina o espaço de um e começa o do outro colega.

 

Quais são os materiais utilizados nas plataformas de trabalho?

As plataformas de trabalho são encontradas mais comumente no material intitulado MDP, sigla em inglês para Medium Density Particleboard (Aglomerado de Média Densidade). Diferente de MDF, a começar pela resistência, o MDP é um painel de aglomerado constituído de partículas de madeira aglutinadas entre si em três camadas: duas finas nas superfícies e uma mais grossa no miolo.

Mas as plataformas de trabalho também podem ser mistas, entre metal e madeira, que permite – além de durabilidade – opções bem interessantes de cores e designs.

Existem, ainda, modelos que apostam em vidro para os biombos, a fim de garantir a divisão dos espaços, porém mantendo a leveza e a transparência material.

 

Quais são os tamanhos?

As plataformas de trabalho mais comuns podem acomodar até seis colaboradores no mesmo móvel, chegando a quase 4 metros de largura. Outras, menores, não passam de 2,5 metros e acomodam quatro colaboradores (dois a cada lado).

Há, ainda, o modelo com uma única lateral disponível (ou seja: os profissionais sentam apenas lado a lado, sem ninguém na frente). Neste caso, as versões mais comuns da plataforma de trabalho comportam três pessoas, com metragem estimada pouco acima dos 4 metros.

 

Plataformas de trabalho – quais são as variedades?

Entre as variações, os modelos mais compactos geralmente não contam com anexos, como gaveteiros e espaço para gabinete de computador desktop. Limitam-se à área livre na bancada para notebooks e poucos artigos pessoais.

Já os mais robustos, podem contar com gavetas, prateleiras e até biombos ligeiramente maiores, alguns com espaços extras nas laterais para cadeiras de convidados.

 

Onde encontrar as melhores opções de móveis para escritórios?

Na Advance Móveis, você encontra as melhores e mais completas opções de plataformas de trabalho para a sede da sua empresa. Em diferentes tamanhos e estilos, para adequar à realidade do seu escritório, nossos produtos e serviços são pensados para atender as principais necessidades do mundo corporativo.

Para conhecer o catálogo Advance Móveis ou solicitar um projeto personalizado, fale com a nossa equipe e encontre o que há de melhor em móveis para todos os ambientes da sua empresa.

Clique aqui e inicie a experiência Advance.