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O que deve mudar na organização das empresas pós-covid

O que deve mudar na organização das empresas pós-covid

A organização das empresas mudou por conta da covid-19 e muitas alterações devem ser definitivas no ambiente organizacional.

As mudanças não se limitam ao espaçamento. Pelo contrário, as novidades impactam na relação entre trabalho e colaborador, podendo ser positiva ou negativa de acordo com as necessidades do negócio.

Sendo assim, a melhor forma de saber lidar com as transformações do pós covid nas empresas é conhecer e, acima de tudo, entender o que cada mudança significa.

Justamente por isso, a Advance Móveis, loja especializada em móveis para escritório em Santos e região, preparou este artigo e reúne as principais novidades na organização das empresas pós-covid.

 

Organização das empresas pós-covid

A organização das empresas pós-covid deve ter mudanças definitivas. Felizmente, essa transformação na relação entre colaborador e empresa tem grandes chances de ser positiva.

Embora os primeiros meses em quarentena tenham sido cruéis para milhares de empresas, este período inédito obrigou os empreendedores a buscarem inovação.

A partir disso, muitos negócios criaram e implementaram ideias até então pouco vistas nos ambientes corporativos. Entre tantos possíveis exemplos, o trabalho remoto se destacou e virou algo bem comum em poucos meses.

Porém, além disso, a organização das empresas acelerou o processo de transformação digital, criando e otimizando processos internos consolidados naquele período.

Com isso, as transformações internas das empresas chegaram até os ambientes corporativos e provocaram alterações.

É nesse cenário que a Athie Wohnrath lançou uma pesquisa com mais de 400 gestores e líderes sobre como serão os escritórios pós isolamento.

Abaixo você vê os principais insights que a Advance Móveis separou:

 

1. Home office continua após o fim da pandemia

Com base nos resultados do estudo, é certo dizer que o home office continua mesmo após o fim da pandemia e das medidas de distanciamento social.

Até então, o home office era adotado por 75% das empresas pesquisadas em diferentes níveis de abrangência. Sendo que em cerca de metade dessas empresas o trabalho remoto era destinado para apenas 20% dos seus colaboradores e em 79% dos casos a frequência não passava de 2 dias da semana.

Ainda assim, vale destacar que as empresas 100% remotas podem adotar o regime híbrido de trabalho, já que 92% das empresas dizem seguir com o sistema home office e 62% delas devem adotá-lo para mais de 20% de seus colaboradores.

 

2. Transformação digital acelerada

Outra mudança na organização das empresas pós-covid terá relação à transformação digital.

Anos antes, as plataformas virtuais e ferramentas digitais eram apenas uma tendência. Atualmente, boa parte das empresas já adotam as reuniões online como algo comum e até frequente no dia a dia.

De acordo com os dados coletados pela pesquisa, 72% sofreram algum tipo de interferência por conta do isolamento social, enquanto outros 28% disseram que não tiveram nenhum tipo de intromissão.

As empresas que não tiveram nenhuma mudança nos processos possuem serviços totalmente digitais ou já estão adaptadas à transformação digital.

 

3. Maior espaçamento entre colaboradores e visitantes

Os ambientes físicos também passarão por mudanças com o propósito de garantir que haja espaçamento adequado entre colaboradores e visitantes de ao menos 1,5 metro, sendo 1,8 metro a metragem ideal.

Boa parte das empresas implementarão mudanças no design dos ambientes em até um ano e poucos gestores optarão por manter nenhuma alteração no ambiente.

Isso será reflexo da necessidade dos gestores por ambientes mais espaçados e, principalmente, seguros aos colaboradores. Além disso, as empresas poderão replanejar os ambientes devido à adesão ao modelo home office.

Ou seja, a redução dos espaços terá o propósito de reduzir as áreas destinadas aos colaboradores.

 

4. Cuidados extras com a mobilidade e o mobiliário

O pós-covid nos ambientes corporativos trará uma atenção especial à mobilidade nos corredores da empresa e nos cuidados em relação à higienização dos móveis.

Os corredores geralmente mais estreitos terão fluxo único, ou seja, o colaborador ou visitante não encontrará alguém no mesmo sentido e desta forma evitará a proximidade com outras pessoas.

Além disso, o mobiliário também será impactado pelos novos hábitos de higienização criados após a pandemia. Embora o álcool em gel seja o principal aliado contra à covid-19, muitos móveis e cadeiras precisam ter cuidados especiais.

Felizmente, você pode saber como cuidar dos móveis da empresa de acordo com o material no guia preparado pela Advance Móveis.

 

Como fica a organização das empresas após a pandemia?

Ao que tudo indica, a organização das empresas depois da pandemia deve estimular ambientes mais colaborativos, isto é, que incentive o engajamento dos colaboradores e a troca de conhecimentos em prol dos resultados da empresa.

Essa visão mais otimista se dá pelo longo período onde os colaboradores ficaram impossibilitados de fazerem trocas presencialmente. Com o regime híbrido, as trocas acontecerão em dias pontuais e resultarão em insights mais relevantes ao negócio.

Além disso, vale ressaltar também que o conceito comfy deve ser uma das principais tendências em ambientes corporativos.

Trabalhar em casa por longos meses fez com que muitos gestores repensassem os ambientes da empresa. A partir disso, espera-se que os escritórios tenham mais características de uma casa.

Ou seja, a experiência de ficar em uma empresa será mais aconchegante e trará mais conforto aos colaboradores.

 

Conclusão

A organização das empresas pós-covid deve ser norteada pela sensação de alegria de retomar à normalidade de anos antes.

Esse sentimento de alegria pode ser muito útil às empresas e por isso manter um ambiente adequado e, acima de tudo, aconchegante e confortável ao colaborador é essencial caso você busque resultados ainda mais significativos.

Com colaboradores mais motivados, eles entregam mais e tornam o ambiente organizacional mais leve. Sendo assim, cabe ao gestor repensar todas as mudanças necessárias para garantir o bem estar dos colaboradores depois da pandemia.

Como fazer as mudanças necessárias e garantir que o seu negócio fique de acordo com a realidade do pós-pandemia? Simples: entre em contato com um especialista da Advance Móveis!