blog-capa

Blog

Normas do ministério do trabalho orientam sobre mobiliário correto

Normas do ministério do trabalho orientam sobre mobiliário correto

 

A escolha do mobiliário correto para o ambiente de trabalho vai muito além da estética. Por mais que o estilo e a beleza também façam parte das características que compõe um bom local de trabalho, as questões que envolvem a ergonomia também devem ter uma preocupação especial.

 

A norma regulamentadora número 17 (NR 17) foi criada dia 08 de junho de 1978 e apresenta as características essências para que o conforto e a segurança, dentro do ambiente corporativo, sejam mantidos.

 

Fundamentada em cima de muito estudo, chegando a conclusões lógicas a favor da saúde do trabalhador. Uma parte importante da NR 17 é a orientação sobre a escolha do mobiliário correto. Então, o presente artigo irá tratar, especificamente, sobre esta parte, além de indicar alguns móveis para escritório.

 

 

O que é ergonomia?

 

Ergonomia pode ser entendida como um conjunto de procedimentos e regras que criados, através de estudos, para que o homem e o ambiente ao seu redor tenham interações saudáveis.

 

O conceito é bastante utilizado dentro dos ambientes de trabalho, pois é onde os brasileiros passam a maior parte do tempo. Lembrando que essas ações e procedimentos podem e devem ser estendidas para além dos escritórios.

 

Diante disso, o objetivo principal da ergonomia é manter a harmonia entre os cuidados físicos, organizacionais, sociais, ambientais e psicossociais.  Para entender um pouco melhor sobre o conceito deste estudo, conheça os três tipos de ergonomia:

 

Ergonomia cognitiva

 

A ergonomia cognitiva visa o desenvolvimento de procedimentos voltados para os processos mentais, essenciais para o desempenho das funções. Dessa forma, a ergonomia cognitiva criará ações que diminuirão gatilhos de estresse.

 

As atividades que envolvem a ergonomia cognitiva podem ser a realização de treinamentos que ajudarão no desenvolvimento psíquico do trabalhador.

 

Ergonomia organizacional

 

Como o próprio nome já diz, a ergonomia organizacional será para tratar as questões da organização. Então, as ações terão o objetivo de demonstrar a importância do trabalhador dentro da equipe.

 

Na prática, podem ser implantadas novas formas de gestão, política e até uma modificação na forma de trabalhar. O seu objetivo principal é manter a saúde e o bem-estar do trabalhador.

 

Ergonomia física

 

A ergonomia física é a mais disseminada de todas, pois quando se pensa em saúde e segurança dentro do ambiente de trabalho, logo se faz uma associação com os cuidados relacionados ao físico.

 

Os principais pontos que aborda são aqueles relacionados à postura no trabalho, a presença de movimentos repetitivos, o manuseio de materiais e outros. Nesse caso, a ideia será trabalhar tanto o corpo do trabalhador quanto o ambiente, incluindo a escolha do mobiliário correto.

 

A união dos três tipos será capaz de fazer com que os escritórios ou ambientes de trabalho em geral, passem a ser mais seguros e acolhedores.

 

NR 17 e a escolha do mobiliário correto para o ambiente de trabalho

 

A NR 17, além de outras especificações feitas através de muito estudo, tem uma parte que trata especificamente sobre a escolha do mobiliário correto.

 

A norma regulamentadora apresenta aspectos importantes que vão desde a altura da mesa até a relação entre o assento e o campo de visão do trabalhador. Então, é muito importante que essas especificações sejam seguidas na hora da escolha do móvel.

 

As regras também devem valer para o home office, uma crescente modalidade de trabalho. A residência, de uma forma geral, apresenta características ainda mais preocupantes em relação ao mobiliário ergonômico.

 

Por esse motivo, a NR 17 deve ser uma aliada também para os trabalhadores que exercem suas atividades em casa.

 

Principais vantagens que a escolha do mobiliário correto pode trazer

 

O principal ponto positivo de escolher o mobiliário correto é a prevenção das possíveis doenças que envolvem as atividades de trabalho. Mas é sempre bom lembrar que existem outros benefícios.

 

Os gestores e donos de empresas devem ter a consciência que a escolha dos móveis pensando nas questões ergonômicas também oferece vantagens para a própria companhia, além de ter um ambiente menos propício aos acidentes de trabalho.

 

Veja alguns benefícios que a escolha do mobiliário correto, seguindo a NR 17, pode trazer:

 

Aumento significativo da produtividade dos funcionários

 

Quando se tem um ambiente todo estruturado seguindo a NR 17, é comum que as atividades sejam realizadas de forma mais consciente e com uma agilidade maior. Os funcionários terão mais segurança durante a realização das atividades.

 

Ambiente organizado e fácil trabalhar

 

Fazendo a escolha do mobiliário correto, seguindo os padrões normativos, é comum que o ambiente fique organizado. Dessa forma, a estética é privilegiada e alguns obstáculos são removidos, sendo mais um ponto para que o aumento da produtividade aconteça.

 

Trabalhadores mais felizes, fazendo com que as relações pessoais melhorem

 

O aumento da produtividade aliado a um ambiente organizado faz com que as relações pessoais também sejam mais transparentes e sólidas. Os trabalhadores realizarão as atividades de uma forma mais leve e feliz, diminuindo a perda de bons funcionários.

 

Prevenção de doenças ocupacionais

 

A possibilidade de criar ações que possam prevenir que o trabalhador tenha algum tipo de doença ocupacional é considerado um dos principais objetivos da criação da NR 17.

 

Então, seguir as especificações fará com que todos os membros da empresa tenham menos chances de desenvolver alguma doença relacionada ao trabalho.

 

Dicas de móveis ergonômicos

 

A importância e os benefícios que a NR 17 pode trazer foram apresentados. Então, chegou o momento de conhecer algumas dicas de móveis que poderão ser úteis para compor um escritório ergonômico.

 

As dicas que serão apresentadas foram baseadas nas especificações da NR 17.

 

Confira:

 

As bancadas e demais superfícies devem proporcionar ao trabalhador condições para que ele realize o trabalho com boa postura. A altura, o campo de visão e as dimensões também devem ser analisadas antes da compra.

 

Os assentos escolhidos devem ter a possibilidade de ter a altura ajustada, borda frontal arredondada, encosto adaptado ao corpo e proteção da região da lombar. Lembrando que o ajuste da cadeira e a altura da mesa devem ser compatíveis.

 

É importante que as dimensões dos móveis sejam verificadas para que o ambiente possa ter livre circulação, além da preocupação com a compra de móveis próprios para canhotos e destros.

 

É comum que o comprador não tenha todo o conhecimento da norma, por isso é importante que ele busque uma loja que trabalhe seguindo estas especificações.

 

Considerações finais

 

Depois de toda essa explicação foi possível perceber que a escolha do mobiliário correto é uma necessidade e também uma regra. Então, sempre que a escolha dos móveis acontecer, a NR 17 deve ser consultada.

 

A Advance Móveis é uma empresa de móveis para escritório em Santos, que possui uma linha de mobiliários que seguem os padrões normativos entre os seus itens de venda.