
Mobiliário corporativo: 7 fatores que você precisa avaliar antes de escolher
A escolha do mobiliário corporativo é algo que requer cuidado e muita pesquisa. Isso porque esses móveis ditam a ergonomia dos colaboradores, provocando pontos positivos ou negativos de acordo com a sua escolha.
A possibilidade de ganhar ou perder resultados devido a escolha dos móveis acontece por causa do impacto do mobiliário no colaborador. Isto é, o profissional fica mais suscetível a distrações e incômodos musculares ou se sente mais confortável para manter o foco.
Justamente por isso, a Advance Móveis compilou os 7 fatores que você precisa avaliar na hora de escolher um bom mobiliário corporativo. Confira!
O que é um mobiliário corporativo?
Um mobiliário corporativo reúne os móveis que a empresa usa ao longo dos anos e justamente por isso tem um grande peso no desempenho nos resultados entregues.
Ao contrário dos móveis convencionais, um móvel próprio para a atividade empresarial pensa no design, porém a sua principal vantagem é a busca pela ergonomia.
Com as melhores condições ergonômicas, o profissional não sente desconforto ao trabalhar por longas horas, deixando de parar por causa de dores e mantendo o foco por mais tempo.
Inclusive, a ergonomia é algo tão levado a sério por móveis corporativos que muitas mesas e cadeiras precisam respeitar a Norma Regulamentadora 17 (NR 17) para serem classificadas como ergonômicas.
Sendo assim, nem todo móvel faz parte de um mobiliário corporativo. Ainda assim, há lugares que apontam móveis e dizem serem voltados aos ambientes empresariais.
Devido a isso, antes de fazer a escolha final, é preciso prestar atenção em alguns fatores, mais especificamente 7 pontos antes de bater o martelo.
7 fatores que você precisa avaliar antes de escolher o mobiliário corporativo
Escolher o mobiliário corporativo não é algo fácil, afinal uma má escolha resulta em resultados negativos aos olhos dos gestores.
Portanto, esqueça que basta escolher os móveis e pronto, e trate de considerar todos os 7 fatores que auxiliam em uma boa escolha de móveis.
Veja abaixo os 7 fatores que você precisa avaliar antes de escolher o mobiliário corporativo!
1. Defina quais móveis você procura
Quando você tem definido quais móveis são necessários para que a sua empresa funcione como deve, fica bem mais fácil pesquisar e, acima de tudo, se informar em relação à qualidade ergonômica dos móveis.
Por exemplo, caso você busque mobílias mais específicas, como cadeiras de escritório, você pode cotar e pesquisar em poucas horas.
Aqui na Advance Móveis, há a cadeira executiva ergonômica Backita Plaxmetal, uma das melhores alternativas para empresas com muitos funcionários.
Ao contrário de soluções mais baratas, essa cadeira possui todo o conforto necessário para ser classificada como ergonômica. Fora isso, este modelo também se destaca pelo design elegante e acabamento fácil de higienizar.
2. Avalie a necessidade dos colaboradores
Os principais impactados da escolha do mobiliário corporativo são os colaboradores. Então, nada mais justo do que ouvi-los e saber todas as necessidades dos profissionais impactados pelas futuras escolhas.
Tente não fazer mudanças, e sim propor mudanças aos envolvidos, dando e recebendo ideias que melhorem a rotina da empresa.
A partir da escuta ativa dos funcionários, você pode se surpreender e descobrir que invés de trocar uma mesa, por exemplo, a melhor saída seria criar estações de trabalho mais colaborativas.
3. Entre ergonomia e design, opte pelos dois
Muitos gestores se encontram em um dilema: escolher entre ergonomia e design. Felizmente, ao aprofundar a sua pesquisa, você percebe que é possível escolher os dois.
A ergonomia não se limita em assentos reguláveis, pelo contrário, ela pode ser encontrada em regulagens de braços, apoio para a lombar, suporte para a cabeça etc.
Como você viu acima, os móveis que prezam pelo design arrojado acabam pecando em questões de ergonomia. Justamente por isso, eles se limitam aos escritórios de home office.
Móveis realmente comprometidos com a ergonomia oferecem todas as principais soluções para que não haja desconforto ao longo dos dias. Ainda assim, essas opções também contam com opções de cores e design arrojados.
Portanto, não escolha entre um ou outro, e sim opte por ter um móvel ergonômico e bonito.
4. Considere os ganhos por investimento
O mobiliário corporativo pode ser considerado um investimento a longo prazo visto que melhores condições de trabalho resultam em entregas mais rápidas e de melhor qualidade por parte dos colaboradores da empresa.
Com isso em mente, ao definir o budget disponível para fazer mudanças, reflita sobre os gastos com licenças devido ao desconforto dos móveis e as possíveis melhorias que o novo mobiliário deve causar.
Esse ganho de produtividade é resultado direto do conforto extra. Com móveis atualizados, os profissionais não perdem tanto tempo com pausas e mudanças de posição.
Quando um colaborador sofre com dores, mudanças de posição e desculpas para se levantar são inevitáveis. Desta maneira, o tempo dedicado à produção e resolução de problemas é reduzido.
Ao ter móveis ergonômicos, ele não precisa se levantar tantas vezes e com isso passa mais tempo focado. Inclusive, o foco dele se mantém mais constante já que não há dores que o incomode.
5. Imagine futuras ampliações e mudanças
Escolher um mobiliário corporativo pode ser algo bem delicado, principalmente caso a empresa esteja com crescimentos significativos ao fim de cada ano.
Por exemplo, ao comprar móveis bem específicos a um determinado ambiente, fazer possíveis ampliações ou até mudanças de endereço se torna algo muito mais complicado.
Sendo assim, é fundamental que você escolha móveis que possam ser adaptados para qualquer ambiente.
6. Pesquise sobre tendências
As tendências dos escritórios corporativos ditam quais serão os móveis mais usuais e necessários. Desta maneira, antes de montar um mobiliário corporativo, é interessante dar uma olhada nas novidades.
7. Conte com apoio especializado
Ter apoio especializado na hora de escolher também é algo fundamental, afinal de contas você tem ao seu lado anos de experiência prática.
Muitas vezes, o profissional adequado consegue encontrar a melhor solução e com uma boa relação entre custo e benefício. Fora isso, você ainda consegue ter acesso aos principais e melhores móveis.
Caso precise de ajuda na hora de escolher e montar um mobiliário corporativo, não deixe de entrar em contato com a Advance Móveis!
Conclusão
Montar um mobiliário corporativo é uma tarefa delicada que requer muitas horas de pesquisa até encontrar as melhores alternativas.
Felizmente, a Advance Móveis, loja especializada em móveis para escritório em Santos e região, possui mais de 25 anos de experiência e está disposta a ajudá-lo nesta tarefa.
Então antes de definir todas as escolhas, entre em contato e converse com os especialistas da Advance!