![Iluminação no ambiente de trabalho – o que levar em consideração Iluminação no ambiente de trabalho – o que levar em consideração](https://advancemoveis.com.br/wp-content/uploads/2021/09/iluminaçãp-no-ambiente-de-trabalho-o-que-levar-em-consideração.png)
Iluminação no ambiente de trabalho – o que levar em consideração
A iluminação no ambiente de trabalho certamente está entre os itens mais indispensáveis e importantes aos colaboradores, afinal de contas ninguém consegue trabalhar no escuro.
Mas indo além do óbvio, a iluminação, seja artificial, projetada ou natural, precisa seguir alguns passos para garantir que realmente haja ergonomia.
Para mostrar o impacto da luminosidade em uma empresa, a Advance Móveis, loja especializada em móveis para escritório em Santos e região, criou este artigo e reuniu as principais informações sobre iluminação no ambiente de trabalho.
Iluminação no ambiente de trabalho de acordo com a NR 17
A Norma Regulamentadora 17 (NR 17) diz respeito a todas as ações que garantam segurança e ergonomia em toda atividade de trabalho.
Como a iluminação no ambiente de trabalho pode impactar na saúde do colaborador, a NR 17 apresenta itens que buscam orientar um gestor ao pensar em um espaço produtivo.
Veja abaixo todos os itens da NR 17 sobre a luminosidade da empresa:
-
17.5.3. Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade;
-
17.5.3.1. A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa;
-
17.5.3.2. A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos;
-
17.5.3.3. Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO;
-
17.5.3.3. Os métodos de medição e os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os estabelecidos na Norma de Higiene Ocupacional n.º 11 (NHO 11) da Fundacentro – Avaliação dos Níveis de Iluminamento em Ambientes de Trabalho Internos;
-
17.5.3.4. A medição dos níveis de iluminamento previstos no subitem 17.5.3.3 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência;
-
17.5.3.5. Quando não puder ser definido o campo de trabalho previsto no subitem a 17.5.3.4, este será um plano horizontal a 0,75m (setenta e cinco centímetros) do piso.
Embora possa parecer que haja muitos itens, poucos são realmente úteis e indispensáveis ao gestor.
Sendo assim, você precisa observar apenas a questão da distribuição e qualidade da luz sobre o seu colaborador.
Por exemplo, caso um teclado fique excessivamente iluminado por conta de reflexos, o colaborador pode ter incômodo, principalmente quando o colaborador tem sensibilidade à luz.
Em situações assim, mesmo com óculos adequados, a luz atinge os olhos a partir das bordas e provoca ardência e dores atrás dos olhos.
Qual a importância da iluminação no ambiente de trabalho?
A iluminação no ambiente de trabalho impacta na ergonomia do colaborador e justamente por isso pode provocar mais improdutividade durante os dias, causando prejuízos consideráveis ao fim de cada ano.
Portanto, a luminosidade e qualidade da luz precisa ser considerada antes ou depois de uma reforma ou até mesmo na hora de trocar os móveis da empresa.
Além disso, vale destacar que é possível garantir um ambiente com iluminação adequada e, acima de tudo, pouco agressiva ao prestar atenção em alguns detalhes.
Abaixo você encontra as principais dicas para evitar problemas por conta da luminosidade e garantir ambientes de trabalho realmente ergonômicos.
Dicas para ter boa luminosidade na empresa
É possível ter uma boa luminosidade na empresa a partir de dicas práticas e sem necessariamente propor grandes reformas nos ambientes.
Pelo contrário, com poucas mudanças já é possível garantir que a iluminação no ambiente de trabalho seja pouco ou nada agressiva e impacte apenas positivamente os seus colaboradores.
Com mais de 25 anos de experiência, a Advance Móveis separou as principais dicas para você conferir:
1. Evite objetos metálicos e espelhados
Geralmente, as empresas com copa podem optar por frigobar e geladeiras com superfícies metálicas ou espelhadas. Embora sejam lindas e fáceis de limpar, superfícies com esses acabamentos refletem bastante à luz.
Em ambientes muito iluminados, principalmente com luz natural, os objetos refletem boa parte da luz e atrapalham diversos colaboradores.
Sendo assim, a melhor maneira de lidar com isso é evitar objetos assim para a empresa. Inclusive, caso já tenha algum eletro que reflita a luz, você consegue envelopá-lo e não precisa substituí-lo.
2. Conte com monitores IPS
Os monitores IPS são os aliados mais indispensáveis para os gestores com ambientes muito iluminados.
Ao contrário das telas tradicionais que refletem a luz diretamente para o colaborador, o monitor IPS tem uma tela específica que não reflete a luz direta. Ou seja, não importa se há pouca ou muita luz, o monitor não piorará as coisas.
3. Conte com cores balanceadas
O branco é uma cor incrível e que garante um ambiente bem iluminado por refletir as luzes artificiais e naturais. Embora o reflexo seja mínimo, a luminosidade pode ficar muito alta se você exagerar no branco.
A melhor alternativa é balancear as cores dos móveis e das paredes, mantendo uma paleta que converse e não seja predominantemente branca.
4. Faça boas escolhas de divisórias
Há muitos tipos de divisórias, porém em ambientes muito iluminados, a melhor alternativa é buscar materiais que evitem a propagação da luz.
Entre as melhores alternativas de divisórias estão o drywall, a madeira, o cobogó e o PVC. O preço de cada material varia bastante, portanto basta escolher a melhor alternativa para o seu negócio.
Conclusão
A iluminação no ambiente de trabalho é um detalhe que passa despercebido por milhares de gestores, embora seja crucialmente importante.
Em geral, a luminosidade não tem tanto destaque por fazer parte do dia a dia desde sempre. Sendo assim, apenas quem tem problema com o excesso de reflexo durante o expediente percebe este problema.
A melhor alternativa para as empresas é checar os ângulos e se certificar que não há nenhuma superfície que aumenta muito a luminosidade no ambiente de trabalho.
Caso haja algo que chame atenção, basta seguir as dicas acima e certamente você terá um ambiente único e com a iluminação mais adequada aos colaboradores.