blog-capa

Blog

Doença da cadeira – o que é e como evitar?

Doença da cadeira – o que é e como evitar?

A doença da cadeira é um mal que assombra muitos trabalhadores que precisam passar praticamente o dia inteiro sentados.

O problema é que muito nem ao menos sabe do que se trata e, por causa disso, não conseguem tomar medidas adequadas para tratá-la.

Continue a leitura e entenda o que é a chamada doença da cadeira e o que é preciso fazer para evitá-la!

O que é a doença da cadeira?

A doença da cadeira é um termo, criado pela comunidade científica americana, que diz respeito aos malefícios causados pelo hábito sedentário de ficar sentado por muitas horas seguidas, especialmente quando acompanhado de má postura.

Especialistas estimam que gastamos, em média, cerca de 15 horas do dia sentados, seja no carro, escritório ou na na frente da televisão.

Enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 80% da população mundial enfrenta ou vai enfrentar este mal pela vida.

Você, provavelmente, está lendo este texto sentado, certo?

Mas aqui vai uma informação preocupante: quanto mais tempo você na posição, maior é o risco de morte precoce por doenças relacionadas ao peso e à falta de exercícios, independente do sexo, raça ou peso.

Doença da Cadeira – problemas causados

Fora os óbvios problemas na coluna, pescoço e nos ombros, pesquisas médicas apontam que a doença da cadeira aumenta o risco de doenças cardíacas e renais, bem como obesidade e diabetes tipo 2.

O pior é que nem mesmo a prática de exercícios pode reverter esse caso, segundo pesquisadores americanos.

Ou seja, passar muitas horas seguidos sentado é convite claro para problemas de saúde, mesmo com pessoas consideradas “ativas”.

Então, o que fazer se, por um lado, muitas vezes é obrigatório passar muitas horas sentado, mas, por outro, é algo tão prejudicial à saúde?

Como evitar a doença da cadeira?

Para evitar a temida doença da cadeira, é preciso prestar atenção à três aspectos: sua movimentação, postura, claro, e a cadeira que usa.

Vamos entender um pouco mais sobre isso? Segue a leitura!

Levante para dar uma volta de vez em quando

A doença da cadeira diz respeito a ficar horas seguidas na mesma posição, ou seja, se você criar o hábito de levantar para dar uma caminhada de vez em quando…

Inclusive, o mesmo estudo que apontou o risco de até pessoas ativas desenvolverem a doença da cadeira, sugere que curtas caminhadas a cada meia hora reduzem bastante o risco de sofrer com esse mal.

Isso, mesmo que o total de horas sentado continue igual.

Conclusão: quer diminuir as chances de ter a doença da cadeira? Faça pequenos intervalos a cada 30 minutos para colocar o seu corpo em ação!

Levanta essa coluna!

A má postura é a raiz de grande parte das complicações da doença da cadeira, então, se quiser se prevenir, vai precisar arrumar isso!

Confira as principais características de uma boa postura sentada:

  • Apoiar a coluna totalmente no encosto da cadeira;

  • Apoiar os pés no chão;

  • Deixar as pernas paralelas à cadeira;

  • Manter os braços ao lado do corpo;

  • Deixar os ombros e o pescoço relaxados;

  • Flexionar os joelhos a 90º, seguindo a linha da cadeira, bem como os antebraços;

  • Não inclinar ou abaixar muito o pescoço;

A cadeira adequada para evitar a doença da cadeira

Sim, há uma cadeira adequada para trabalhar ou passar horas sentado, de forma geral. Esta é a cadeira ergonômica e pode, até mesmo, ajudar com a questão da postura!

Uma cadeira ergonômica é planejada, especificamente, para comportar devidamente o corpo do seu usuário e, nisso, oferecer apoio ajustável para todos os membros.

Para que um assento seja considerado ergonômico, ele deve seguir as diretrizes gerais determinadas na NR-17:

  • Ter encosto adaptável à lombar;

  • Ter uma base com pouca ou, preferivelmente, nenhuma deformação;

  • Ter uma parte frontal arredondada;

  • Ter altura ajustável;

A boa notícia é que não é difícil encontrar uma cadeira que atenda a todos esses requisitos. A cadeira para escritório confere todos!

Afinal, falando de maneira geral,  é planejada para que você possa seguir com as horas de trabalho (que não costumam ser duas ou três, certo?) sem medo de ter dor no corpo.

No entanto, vale ressaltar que mesmo a cadeira para escritório, com a ergonomia que seja, não dispensa a importância de manter bons hábitos de postura e reservar pausar para se movimentar um pouco.

Estamos falando de uma ferramenta auxiliar; que complementa, não substitui.

Para conferir os modelos de cadeira para escritório, confira o catálogo da Advance Móveis, empresa de móveis para escritório em Santos, disponível no site: advance.com.br.

CONCLUSÃO

A doença da cadeira é uma condição de saúde causada por hábitos sedentários, nesse caso, o hábito de passar muitas horas contínuas sentado.

As complicações desse mal são inúmeras, e uma pior que a outra: da simples dor nas costas até as tenebrosas doenças cardíacas e renais.

Para evitar que isso atinja você, é importante dar importância a sua postura e ao assento que usa para essas atividades longas. Ah, e claro, investir em curtas pausas para uma caminhada ou outra.

Quanto à postura e o assento adequado, são assuntos que se complementam. Com uma cadeira ergonômica, manter a coluna ereta fica bem mais fácil!

Precisa de uma cadeira adequada para trabalhar? Conheça a Advance Móveis!

Somos uma empresa de móveis para escritório em Santos que trabalha com os mais diversos modelos de cadeira, certamente você vai encontrar uma que satisfaça suas necessidades.