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Como montar uma área colaborativa

Como montar uma área colaborativa

Com colaboradores cada vez mais multidisciplinares, a busca por montar áreas colaborativas cresce à medida que as empresas reinventam os ambientes de trabalho. E felizmente, todo negócio pode construir estações de trabalho participativas.

Embora o espaço possa ser um problema, atualmente há móveis que consideram a experiência do profissional na elaboração do design. Com isso, muitas plataformas têm sido desenhadas para facilitar a troca entre os colaboradores da empresa.

Para explicar melhor, hoje nós da Advance Móveis, loja especializada em móveis para escritório em Praia Grande e região, reunimos tudo o que você precisa saber para montar áreas colaborativas dentro do seu negócio. Portanto, se quiser saber mais, leia este artigo até o fim!

 

O que são áreas colaborativas?

As áreas colaborativas são ambientes de trabalho que contam com a participação de dois ou mais colaboradores. Geralmente, ambientes que buscam a colaboração não contam com divisões hierárquicas e favorecem a troca de conhecimento.

Por exemplo, muitas empresas ainda insistem em mesas e cadeiras diferentes que variam de acordo com a função. Assim, a hierarquia fica mais clara e a possibilidade de colaboração entre profissionais de diferentes funções é reduzida, afinal há a percepção do profissional com a patente mais alta ser menos acessível.

Em ambientes que buscam a colaboração entre profissionais, o mobiliário é padronizado e dificilmente há diferenças entre as funções. Inclusive, mesmo gestores e até líderes da empresa contam com móveis idênticos ao restante do time.

 

Principais vantagens de áreas colaborativas

Adotar áreas colaborativas dentro do seu negócio provoca muitas mudanças estruturais, afinal geralmente há necessidade de padronizar e buscar móveis acessíveis e com excelente ergonomia.

Porém, indo além das mudanças físicas, essas práticas geram vantagens ao seu negócio. Abaixo, nós da Advance Móveis destacamos os melhores benefícios dos ambientes colaborativos.

 

1. Melhora o clima organizacional

Com um ambiente que estimule a troca de informações e a parceria para solucionar problemas, o clima organizacional melhora naturalmente. Inclusive, este benefício está entre os mais importantes para toda empresa.

Com um bom clima organizacional, a sua empresa reduz as desavenças e aumenta a eficiência entre os setores do negócio.

 

2. Reduz ruídos entre setores

Muitas vezes, os ruídos comunicacionais entre diferentes setores são os principais causadores de problemas. Na prática, ao invés de perguntar e confirmar uma tarefa, o colaborador deixa de falar com um colega e com isso gera consequências negativas, como perda de prazos e erros na entrega.

A partir de áreas colaborativas, você, gestor, estimula a conversa e facilita a troca de informações entre colaboradores.

 

3. Estimula feedbacks

Em uma empresa, todos os colaboradores contam com experiências e saberes únicos. Justamente por isso, eles têm o papel de dar feedbacks e compartilhar esses conhecimentos pessoais.

A partir de ambientes focados na colaboração, o próprio clima organizacional estimula feedbacks e faz com todos dividam um pouco de conhecimento.

 

Como montar áreas colaborativas na empresa?

Para montar áreas colaborativas, você precisa considerar três pontos indispensáveis: espaço, mobília e assessoria. Somente a partir disso você consegue reinventar os ambientes do seu negócio e torná-los mais participativos.

Em relação ao espaço, é necessário definir quais são as áreas úteis e, acima de tudo, como elas podem conversar mais entre si. Como os ambientes colaborativos não contam com divisórias e nem muita distância, você precisa priorizar espaços que comportam a maior quantidade de colaboradores.

Ainda assim, caso não seja possível, a divisão de colaboradores entre ambientes pode ser feita sem nenhum problema. Contudo, tente implementar puffs e banquetas para tornar os diferentes espaços acessíveis em todos os momentos.

Já a mobília precisa ser padronizada e focar em plataformas que possam ser colocadas lado a lado. Assim, você consegue deixar os colaboradores mais próximos uns aos outros e estimular a troca de informações.

Por fim, vale destacar a assessoria especializada como uma importante aliada na hora de encontrar as melhores soluções de ergonomia para o seu negócio.

Felizmente, nós da Advance Móveis contamos com a experiência necessária para ajudá-lo a reinventar os ambientes da empresa. Portanto, caso queira saber mais, entre em contato!