blog-capa

Blog

Como montar um coworking

Como montar um coworking

Alternativas para algumas empresas, o coworking pode ser um espaço prático em locais com menor fluxo de profissionais. Também pode receber autônomos a fim de realizar reuniões com clientes ou pequenas palestras e workshops.

Se você está interessado em criar um espaço destes, veio ao lugar certo! Neste post, você vai aprender tudo sobre como montar um coworking.

Confira estas dicas:

Defina o foco do seu coworking

Corworking exclusivo para uma empresa ou espaço aberto para autônomos?

O primeiro fator a considerar na hora de montar um espaço coworking é entender a qual público você quer direcioná-lo. Caso seu objetivo seja ter uma equipe (empresa) ocupando o espaço de forma fixa, as particularidades do coworking devem atender as necessidades dos profissionais daquele segmento.

Coworking para Arquitetura e construção civil

Por exemplo, escritórios coworking para o setor de construção civil e arquitetura precisam de mesas livres, sem computadores, para permitir a utilização de plantas imobiliárias e cadeiras com mobilidade para acomodar parceiros ou clientes em reuniões de discussão de projetos.

Nas laterais da sala, você também pode instalar bancadas menores para momentos privados, quando o profissional estiver nos momentos de criação nos softwares especializados. Balcões que funcionem como armários, mesas de refeições e cantinhos do café também são diferenciais para destacar o seu coworking acima de outros na cidade.

Coworking para empresas de informática

Sedes de empresas de informática ou os chamados Service Desks, geralmente necessitam bancadas próprias para sustentar gabinetes e monitores robustos e pesados. Profissionais da área da informática geralmente optam por levar seus próprios equipamentos, então não se preocupe em fornecer os computadores. Apenas invista na qualidade dos móveis, também fornecendo armários e espaços para refeições.

Quanto aos assentos, capriche em cadeiras confortáveis, já que estes profissionais passam o dia – com turnos de até 12 horas seguidas – trabalhando sem parar. Modelos ergonômicos, com ajustes na altura da base e dos braços, são ideais para garantir a saúde destes colaboradores. O revestimento em tecido aumenta a resistência dos produtos e garante os melhores preços, para evitar manutenção tão frequente.

Coworking para agências de comunicação

Acostumadas ao modelo híbrido de trabalho, as agências de comunicação são fãs de espaços descontraídos para o expediente presencial. Mesas coletivas, no estilo “reunião”, podem oferecer espaço a diversos profissionais ao mesmo tempo, cada um com seu computador.

Quadros brancos para encontros de brandstorm são recursos baratos e interessantes para chamar a atenção de profissionais da Comunicação. Outra tendência são os cantinhos de descanso, com poltronas confortáveis, pufes, mesas baixas para apoiar cafés e lanchinhos, alternando sobriedade e cores vibrantes, para estimular a criatividade.

Coworking para autônomos

Já se o objetivo do seu coworking é o conceito “investimento”, onde as portas ficarão abertas para qualquer profissional autônomo entrar e utilizar o local apenas por algumas horas, reservar para encontros de negócios ou sediar reuniões pontuais, você precisa oferecer flexibilidade.

A dica é criar diferentes ambientes que se adequem às necessidades de qualquer profissão.

Mesas coletivas

Primeiro, separe a maior parte do local para as mesas coletivas, de preferência com tomadas acessíveis e rede Wi-Fi de internet. Assim, você atenderá a maioria dos clientes que utilizarão o coworking por algumas horas, apenas para mandar alguns e-mails ou empresários de outras cidades que busquem maior estrutura que os quartos de hotel.

Nestes casos, as cadeiras podem ser mais simples, já que não serão utilizadas muitas horas pelas mesmas pessoas. Opte também por revestimento em tecido, de preferência em tons escuros ou paletas de cinza, evitando manchas.

Espaços de reunião

Já para quem vai alugar seu espaço pontualmente para uma reunião, ofereça cantinhos reservados, com biombos ou, se possível, isolamento em vidro, que abafará o som também. Caso tenha boa metragem, você pode criar espaços para quatro, seis, oito, dez ou mais pessoas. E personalizar o valor do aluguel de acordo com a capacidade da sala.

Cadeiras largas, que acomodem qualquer tipo de corpo, são outro diferencial para seu negócio. Neste caso, ao invés de rodas, as cadeiras podem ter pés para maior suporte de peso.

Áreas externas

Se o prédio tiver terraço, este é um grande destaque para seu coworking nos dias de temperaturas agradáveis. Proporcionam as mesmas condições de trabalho, mas em ambiente descontraído, apreciado por jovens. Lembre-se que o sinal de internet também precisa chegar à área externa com qualidade.

Nestes espaços, prefira mesas e bancos de madeira, que garantem durabilidade na exposição a sol e chuva.

Monte seu espaço coworking com a Advance Móveis!

Para mais dicas sobre quais móveis utilizar em cada perfil de escritório, confira outros posts do nosso blog. Caso deseje atendimento e orçamento personalizados, acione o time da Advance Móveis e conte conosco para projetos exclusivos.