blog-capa

Blog

Como escolher a mesa para escritório certa? Saiba o que considerar!

Como escolher a mesa para escritório certa? Saiba o que considerar!

Como escolher a mesa para escritório certa? Saiba o que considerar!

 

Convenhamos, selecionar os móveis para montar um escritório ou home office confortável e aconchegante não é nada fácil. Uma mesa para escritório, então… Quase que uma missão impossível!

 

Afinal, estamos falando de uma peça fundamental do ambiente corporativo. Praticamente é o espaço no qual todas as atividades do trabalhador serão feitas!

 

Portanto, se a mesa não for visualmente agradável para criar um ambiente bonito e leve, além de completamente funcional, é muito provável que a execução de tarefas seja prejudicada.

 

No artigo a seguir, você vai entender em poucos minutos (não mais que 5, garanto) o que considerar ao escolher uma mesa para escritório, quais são os principais modelos e saber qual é a melhor loja para ter acesso a uma variedade de peças!

 

Principais modelos de mesa para escritório: autoportante e plataforma

 

Você já parou para pensar se prefere uma mesa autoportante ou uma plataforma? Ou o contrário, talvez?

 

Vamos reformular: você já ouviu falar dessa diferenciação entre mesas para escritório?

 

Muitos não conhecem, mas é um conhecimento primordial para escolher o imóvel com assertividade!

 

Em linhas gerais, a mesa autoportante e a plataforma são os dois principais modelos de mesa para escritório. A primeira possui estrutura para suportar a si mesma, sem a ajuda de acessórios de fixação ao chão ou à parede. Já a mesa plataforma, é completamente diferente.

 

Como o nome indica, trata-se de uma espécie de plataforma, também conhecida como estação de trabalho, a qual precisa ser fixa a outro suporte, geralmente na parede.

 

Dependendo do tipo de trabalho, cada modelo será mais adequado. Por exemplo, co-workings podem se beneficiar do espaço limitado usado pela mesa plataforma, bem como pela facilidade de comunicação proporcionada pelo formato.

 

Por outro lado, escritórios particulares podem acomodar perfeitamente a mesa autoportante e, assim, aproveitar o espaço não apenas para materiais essenciais, como decorativos.

 

Última tendência: standing desk

 

Já ouviu falar da standing desk? É a última novidade para decoração de ambientes corporativos.

 

Trata-se de uma mesa adaptada, com suporte ajustável, que permite trabalhar de pé. Acredite ou não, mas é uma modalidade bem confortável e útil para escritórios que querem se tornar mais dinâmicos.

 

Saiba mais sobre como a standing desk funciona!

 

O que considerar ao escolher uma mesa para escritório?

 

No total, há 4 fatores que devem ser considerados ao escolher uma mesa para escritório. Isto é, se você quer escolher a certa.

 

São eles: ergonomia, funcionalidade, formato e visual. Vamos entender mais sobre cada um?

 

Ergonomia

 

Nada mais importante para um móvel de escritório do que a ergonomia, não é à toa que é constantemente citada. Então, não se esqueça!

 

Sua mesa para escritório precisa (deve!) ter propriedades ergonômicas. É assim que evita-se desconforto e eventuais dores corporais!

 

A propriedade mais importante para as mesas é, sem dúvidas, a altura. Preferencialmente, deve ser ajustável. Assim, não há perigo da peça ser muito alta ou baixa demais e force sua posição.

 

Lembrando que dependendo da altura, os braços e a coluna podem ser prejudicados.

 

Funcionalidade

 

Um móvel funcional apresenta todos os detalhes necessários para comportar e facilitar a execução de tarefas. Já entendeu a grande importância do conceito?

 

Se você pretende ter computadores ou notebooks no ambiente de trabalho, vai precisar de uma mesa com acessórios que permitam a passagem de fios.

 

Quem lida com documentos físicos, certamente verá vantagens em uma mesa com gaveteiros e prateleiras, visto que facilitará a organização.

 

Formato

 

O formato da mesa para escritório implica na funcionalidade e, muitas vezes, na ergonomia. Por isso, é importante escolher com cuidado.

 

Reuniões podem se beneficiar de formatos redondos, já trabalhos individuais? Nem tanto. Mesas em formato de L costumam ser vantajosas para trabalhadores que lidam com diversas tarefas ao mesmo tempo, oferecendo bastante espaço para o computador, dinâmicas em grupos e diversos documentos.

 

Visual

 

Para evitar distrações no ambiente de trabalho, é melhor fugir do excesso de cores chamativas.

 

Claro, alguns respingos de amarelo e laranja pelo escritório podem tornar o ambiente mais interessante e vivo, mas em excesso? Cansam a visão rapidamente e, assim, tornam o espaço maçante.

 

Escolher cores mais neutras, como o vermelho vinho ou marrom claro, para os móveis para escritório é uma maneira de adiar a eventual necessidade de reforma no escritório.

 

Acabamentos amadeirados podem ser de grande ajuda nesse desafio. Mesclá-los com cores neutras pode ser melhor ainda! Tornando o ambiente mais aconchegante e nobre, por assim dizer.

 

CONCLUSÃO

 

Independentemente do modelo de mesa para escritório escolhido, deve-se considerar a ergonomia e funcionalidade com cuidado, assim como o formato e visual, para garantir que a peça é adequada para decorar um ambiente de trabalho.

 

É importante que a mesa seja da altura adequada para o trabalhador e que os acessórios e o formato do móvel facilitem a execução de tarefas. E, claro, não podemos esquecer da aparência: é importante evitar cores que cansem rapidamente a vista.

 

Imagina o incômodo que seria trabalhar todos os dias em uma mesa verde neon?

 

Para saber mais sobre móveis para escritório, continue acompanhando o nosso blog.