blog-capa

Blog

Como cuidar dos móveis da empresa de acordo com o material; guia completo

Como cuidar dos móveis da empresa de acordo com o material; guia completo

Preservar os móveis da empresa é algo que pode sem dúvidas trazer muitos benefícios, além de proporcionar um ambiente agradável para os funcionários, ele também passa uma boa imagem para os clientes.

Portanto, saber como cuidar dos móveis da empresa corretamente de acordo com cada tipo de material faz toda a diferença para manter o local preservado.

Pensando nisso, a Advance Móveis, loja especializada em móveis para escritório em Praia Grande e região, preparou um guia completo de como cuidar do mobiliário da empresa, respeitando o material de cada peça.

 

Por que cuidar dos móveis da empresa?

Apesar de algumas pessoas não concordarem, os aspectos físicos de um ambiente de trabalho têm relação direta com o rendimento dos funcionários. A organização e a limpeza estão entre os fatores que têm o poder de melhorar ou piorar o rendimento de uma pessoa.

Não se deve esquecer que a primeira impressão é a que fica, então, ao receber um cliente e mostrar um ambiente com a mobília mal conservada, a impressão de desleixo por parte de todos que trabalham ali pode ser relacionada ao seu negócio.

O investimento em móveis de qualidade com profissionais que respeitam cada fator que influencia na manutenção do investimento também faz parte dos cuidados.

Como cuidar dos móveis da empresa?

Existem diversos fatores que influenciam na maneira de como cuidar dos móveis que todos os funcionários podem contribuir.

No momento da limpeza, o uso do produto adequado a cada tipo de material faz com que a durabilidade e aparência dos móveis fique melhor e permaneça como se tivesse acabado de sair da loja.

Também é importante manter os móveis longe do sol, pois alguns tecidos, madeiras e polipropileno queimam com os raios solares e ficam com manchas indesejadas.

Outro fator que tem grande influência com os cuidados, é o ambiente, pois locais com alto nível de umidade e até mesmo a maresia alteram a estrutura dos móveis, mas existem alguns cuidados para que nada de ruim aconteça.

 

Evite excesso de peso

Ficar atento ao excesso de peso nas mesas, estantes e aparadores é um fator muito considerável, afinal deixar de seguir as recomendações do fabricante nesse quesito pode fazer com que elas fiquem envergadas com o passar do tempo ou quebrar com o peso.

Para evitar que algo assim aconteça é importante sempre fazer uma organização de matérias e documentos, descartando o que não tem uso.

Algo igualmente fundamental está em saber qual a carga que cada móvel suporta de acordo com o fabricante. Uma solução é distribuir bem os objetos para não ter sobrecarga em pontos específicos.

Para os nichos e prateleiras fixadas em paredes, ficar atento por conta do excesso de peso, que pode fazer com que ele solte da parede.

 

Fuja da umidade

Alguns ambientes são pequenos e pouco ventilados. Nesses casos, é bom ficar atento já que a umidade acumulada no local pode causar danos à mobília.

Em móveis estofados, pode aparecer mofo e fungos em sua superfície, o que causa doenças respiratórias e ataques alérgicos. A melhor saída seria deixar os móveis protegidos desses ambientes ou optar por matérias que não sofram alterações com essa situação.

A madeira também pode ser danificada com a unidade, deixando o móvel frágil dependendo do tipo de madeira que foi usada, como o MDF.

 

Não deixe móveis expostos ao sol

O sol é um grande vilão para os seus móveis, portanto evite deixá-los sem proteção em áreas externas. Alguns materiais, como madeira e PVC, quando ficam expostos ao sol desbotam e ficam com manchas amarelas.

O indicado é escolher móveis com verniz ou esmalte feitos especificamente para absorver os raios ultravioletas.

Se o móvel for de madeira e ficar em local coberto, mas mesmo assim receber sol, o indicado é usar óleo de peroba para evitar que fique ressecado.

 

Cuidado com a maresia

Ter um escritório próximo à praia pode ser um sonho, mas se não tomar cuidados contra a maresia seus móveis e equipamentos sofrem com esse fenômeno.

A maresia nada mais é do que o sal que vem do mar através do ar e se acumula em superfícies. Por isso é importante limpar todos os dias as mesas, bancadas e estantes.

Vale destacar que esse hábito ajuda a minimizar a oxidação das partes metálicas contra a ferrugem.

 

Faça a limpeza pontualmente

A limpeza é uma maneira eficaz de preservar os móveis, mas para que ela seja eficiente, você precisa seguir as especificações do fabricante referente à limpeza.

Cada tipo de material necessita de cuidados específicos desenvolvidos não só para limpar e higienizar, mas também para garantir a preservação.

Do mesmo modo que há produtos que devem ser utilizados, há os produtos que devem ser evitados para garantir a sua durabilidade.

 

Preste atenção no tipo de material

Antes de escolher os móveis, conheça os materiais de que ele é feito. Deste modo, fica mais fácil cuidar deles para que não fiquem com uma má aparência.

Ter essa informação ajuda na tarefa de saber quais cuidados devem ser tomados e os produtos a serem utilizados na limpeza do dia a dia.

Saber sobre o ambiente também é importante, por exemplo, caso ele seja muito úmido opte por móveis que suportem umidade.

 

Como cuidar dos móveis de acordo com material

Saber como cuidar dos móveis inclui identificar os cuidados especiais que cada material exige para a sua preservação.

Por exemplo, o couro ecológico não deve ter contato direto com água no momento da limpeza. O recomendado é utilizar produtos específicos para este tipo de tecido.

Já estofados com tecido sintético, o ideal é realizar a limpeza com aspirador de pó e uma escova de cerdas macias, assim qualquer resíduo de sujeira pode ser removido sem estragar o tecido.

Os cuidados com o polipropileno são simples. Para a limpeza deve-se utilizar detergente neutro diluído em água. O produto aplicado deve ser retirado completamente com outro pano úmido, assim caso ele fique exposto ao sol não aparece manchas amarelas.

 

Conclusão

Saber como cuidar dos móveis da empresa traz diversos benefícios, afinal um ambiente harmonizado dá ao funcionário motivação e ajuda no rendimento.

Para os clientes as instalações da empresa dão a ideia da forma como o trabalho é desenvolvido.

Deste modo saber o material dos móveis e os cuidados especiais que cada uma necessita, facilita na limpeza e manutenção de cada um.

Também é importante saber se o clima tem alguma influência com o local, pois a umidade, a maresia e o sol constante podem danificar a mobília com o tempo.

Lembre-se sempre siga as especificações do fabricante referente a limpeza e manutenção do mobiliário, assim você terá móveis planejados para o seu escritório por um longo período.00