blog-capa

Blog

Cadeira de escritório: como cuidar dos tipos de acabamentos

Cadeira de escritório: como cuidar dos tipos de acabamentos

Há vários tipos de acabamentos de cadeira de escritório. Para favorecer a longevidade de cada um, é preciso investir em diferentes cuidados, dependendo do acabamento em questão.

 

Como o bem-estar do usuário e a limpeza da peça podem refletir a imagem da empresa, é preciso tomar cuidado. Cadeiras bem cuidadas e conservadas são vistas mais positivamente.

 

Para ajudar seu ambiente de trabalho a manter a boa aparência, reunimos algumas dicas de como conservar a cadeira de escritório.

 

Cadeiras de escritório – escolha com cuidado

 

Não há como escapar: para que as peças do seu ambiente de trabalho sejam de boa qualidade, é preciso encarar a situação como um importante investimento. De certa forma, realmente é.

 

Se os colaboradores (e líderes) passam grande parte do dia sentados, é de se esperar que a qualidade da peça seja imprescindível para o desempenho profissional.

 

Imagine o seguinte: ser obrigado a lidar com tarefas profissionais enquanto a cadeira que senta parece pressionar as costas em todos os pontos errados.

 

Convenhamos, é bem melhor garantir que a equipe tenha tudo o que é necessário para realizar um bom dia de trabalho.

 

Ainda bem que no mercado mobiliário, o que não faltam são modelos de cadeiras para cumprir com diferentes necessidades.

 

Variados tamanhos, materiais, opções de encosto e apoio de cabeça diferentes, entre outros aspectos.

 

Mas o que precisa receber atenção (e, normalmente, não recebe), são os acabamentos de cadeira de escritório.

 

Não apenas por influenciarem a durabilidade e o conforto da peça, mas também por possuírem específicos meios de conservação.

 

A importância da limpeza

 

Considerando um peso médio de 85 kg e a tradicional jornada de trabalho de 8 horas diárias, podemos dizer que uma cadeira de escritório pode durar por até 4 anos, em média.

 

Isto é, se a peça for bem cuidada.

 

Como com qualquer outro objeto, o uso contínuo e a exposição ao sol e à poeira são capazes de cortar a vida útil pela metade. Principalmente, devido ao acabamento.

 

Para fazer o seu investimento valer a pena, precisamos aprender a conservar os diferentes acabamentos de cadeira de escritório. Vamos lá?

 

Acabamentos de cadeira de escritório: Tecidos sintéticos

 

Estafados são fáceis de danificar, então, vamos prosseguir com cautela.

 

Manchas são melhor removidas com panos de microfibra, levemente umedecidos (com água ou detergente neutro, como de costume). Evite encharcar o pano, para que não haja o perigo de acumular água nos acabamentos de cadeira de escritório.

 

Ao terminar, use um pano (bem!) seco para absorver qualquer excesso, e garanta que a peça não solte fiapos. Para finalizar, vale a pena alinhar as fibras com uma escova.

 

Além disso, é importante usar o aspirador de pó, mas com a ponta de cerdas macias, para limpar o tecido. Cuidado para não esfregar!

 

Acabamentos de cadeira de escritório: Revestimentos em couro e couro ecológico

 

Basta procurar e você encontrará uma série de produtos que servem para limpar, hidratar e amaciar os acabamentos de cadeira de escritório feitas em couro ou couro ecológico.

 

Qualquer que seja aescolha, certifique-se de aplicá-lo com um pano macio, sem água.

 

Caso contrário, a peça corre o perigo de desbotar ou ficar manchada.

 

Acabamentos de cadeira de escritório: Partes em plástico injetado

 

As partes em plástico injetado, ou seja, os apoios de braço e base são os mais fáceis de limpar do grupo. Afinal, estamos falando de plástico.

 

Para realizar o trabalho, é preciso somente de um pano úmido e um produto de limpeza multiuso. Nada muito elaborado!

 

Apenas tome cuidado com o ‘pós-limpeza’, é recomendado usar um pano seco para retirar o excesso do produto ao final. Assim, evita-se a formação de manchas.

 

Aos interessados em recuperar o brilho de peças antigas, aqui vai a dica: use silicone em gel nos apoios.

 

Acabamentos de cadeira de escritório: Partes cromadas

 

Não há segredo por trás da limpeza das partes cromadas, precisam somente permanecer livre de sujeiras.

 

Para isso, basta uma flanela seca ou pano úmido para remover o acúmulo de sujeiras e, assim, evitar que a peça enferruje.

 

Esponjas ou objetos abrasivos são proibidos nessa fase, bem como produtos com álcool ou solvente. Fique com a água e detergente neutro!

 

Acabamentos de cadeira de escritório: Telas

 

Poeira e resíduos… os verdadeiros vilões da manutenção das telas. O que fazer com isso?

 

Simples! Precisa removê-los dos acabamentos da cadeira de escritório?

 

Use um espanador de pó ou uma escova limpa, com cerdas macias.

 

Derramou algum líquido no tecido, por engano? Aja rápido! Pegue um papel toalha e use-o para absorver o excesso, faça o quanto antes para que o acabamento não absorva a substância.

 

No caso de manchas, fique tranquilo: são fáceis de lidar. Basta um pano de microfibra umedecido com água e detergente neutro para a primeira fase da limpeza e um pano (sem soltar fiapos!) bem sequinho para finalizar.

 

Ah, e uma escova de cerdas macias para alinhar as fibras ao final do serviço nunca machucou ninguém…

 

Acabamentos de cadeira de escritório: Limpeza dos rodízios

 

Os rodízios são o que permitem a cadeira de escritório deslizar de um lado para o outro. Para que isso ocorra normalmente, é importante mantê-los limpos.

 

É comum que as peças acumulem cabelo e poeira, por exemplo, pelo passar do dia, o que interfere no funcionamento do rodízio.

 

O aspirador de pó é o seu aliado aqui (ou qualquer outro objeto que possa remover a sujeira, claro).

 

Cuidados adicionais

 

Saber como conservar os acabamentos de cadeira de escritório são importantes para a durabilidade do móvel, mas não devem ser a única preocupação.

 

Outros hábitos no dia a dia do espaço podem manter as cadeiras novas por muito mais tempo.

 

Como, por exemplo, evitar raspar e bater as partes estofadas. Ou deixar o estofado secar naturalmente em ambientes arejados, ao invés de usar um secador ou ferro de passar e danificar a superfície com o excesso de calor.

 

São hábitos que devem ser praticados a cada 6 meses, no mínimo. Então, que tal colocar a mão na massa?

 

Conclusão

 

Como vimos, saber como conservar os acabamentos de cadeira de escritório é fundamental para fazer o investimento em móveis valer a pena.

 

Para isso, é importante entender que cada material pede por um meio de limpeza diferente.

 

Tecidos sintéticos pedem atenção redobrada. Panos de microfibra levemente umedecidos com água ou detergente neutro para limpar inicialmente, panos secos para absorver o excesso e uma escova e aspirador de pó para limpar o resto.

 

Revestimentos em couro e couro ecológico podem ser limpos com produtos do mercado, sem problema. As partes em plástico injetado podem ser tratadas como qualquer outro móvel, assim como as partes cromadas.

 

As telas precisam apenas ficar livres de poeira e resíduos, e os rodízios não podem ser impedidos por fios de cabelo e poeira. Aqui, o aspirador de pó é rei!

 

Caso procure novos móveis para escritórios na Baixada Santista, para começar essa jornada de boa conservação, conte com a Advance Móveis! Oferecemos diversas opções para compor o seu escritório.