blog-capa

Blog

Como limpar móveis para escritório – manual completo

Como limpar móveis para escritório – manual completo

A limpeza dos móveis é uma parte extremamente importante na manutenção de um escritório. Mas é preciso atenção: ao mesmo tempo em que a limpeza pode conservá-los, existem produtos certos a serem utilizados para cada material, de modo a não danificá-los durante a faxina. 

Neste material, te daremos um guia completo de como limpar móveis para escritório sem estragar. Fique conosco e conheça a variedade de produtos no catálogo da Advance Móveis, melhor loja de móveis para escritório na Baixada Santista e grande São Paulo. 

Confira: 

 

Como limpar móveis para escritório 

Seja no escritório da empresa ou no seu home office, o primeiro cuidado a tomar é nunca utilizar produtos químicos abrasivos ou solventes, tais como removedor. Eles tiram a sujeira, mas também destroem o móvel e vão corroendo as camadas superiores já a partir do primeiro uso. 

Ao invés de esponjas ou, pior ainda, buchas de aço, opte por panos e flanelas macios. Quanto à aplicação dos produtos, nunca utilize-os diretamente na superfície do móvel, e sim no pano. 

 

Quais produtos utilizar para limpar móveis de escritório? 

Para cada tipo de móvel, um produto e técnica diferente. Mas para todos vale a regra do pano ao invés de esponja e sempre evite deixar qualquer móvel molhado, seja ele uma mesa, cadeira ou armário de qualquer material. 

 

Limpeza e conservação de móveis de MDP

O MDP é sensível a umidade, portanto, utilize um pano limpo e levemente umedecido é suficiente para tirar a sujeira, mas depois é importante passar outro pano seco. Para maior durabilidade, use lustra móveis à base de silicone incolor, com a superfície. Em caso de manchas mais resistentes, use um pano umedecido com água e álcool em partes iguais. 

Proteja-os dos raios solares

Os raios do sol também podem prejudicar muito os móveis em MDF, por isso, para evitar que a sua mesa de escritório fique com tonalidade diferente dos demais móveis ou que o seu armário deforme, mantenha-os longe da incidência dos raios solares. 

Cuidado com o que você coloca sobre os móveis

Como as superfícies em MDP são bastante frágeis, fique atento a objetos cortantes, como estiletes e tesouras, quentes ou pesados demais, que podem riscar ou marcar o seu móvel definitivamente. Se você decidir fazer mudanças no escritório, tome cuidado ao arrastar, desmontar e montar sua mobília em MDP, pois elas são facilmente danificadas.

Tomando todos esses cuidados, você terá um escritório limpo, versátil e ecologicamente correto. Móveis em MDP também trazem modernidade e leveza ao ambiente. 

 

Limpeza de móveis de aço

Reação natural entre o oxigênio e o ferro, a ferrugem pode ser evitada com algumas ferramentas. Quando utilizamos móveis de aço inoxidável, ao invés de ferro comum, já temos um material mais resistente. No entanto, em cidades litorâneas, devido à presença dos íons na água do mar e nos evaporitos – micropartículas presentes no ar – a oxirredução precisa ser considerada.  

Portanto, você deve tomar alguns cuidados para preservar móveis de aço. Confira estas dicas:

Bicarbonato de sódio

Misture bicarbonato de sódio com água para formar uma pasta. Depois, aplique sobre os pontinhos de ferrugem, deixe agir por alguns minutos e retire o excesso com um pano úmido. O bicarbonato interage com as moléculas orgânicas da ferrugem, dissolvendo-as rapidamente.

Vinagre branco

Vinagre branco é outra bela ferramenta contra ferrugem. Além de apresentar propriedades químicas desinfetantes, também é eficaz para tirar manchas de ferrugem. Com um pano úmido embebido em vinagre branco, esfregue levemente e, com o auxílio de uma lixa polidora, comece a remover a mancha. Para finalizar, retire o excesso com água.

Bebidas gaseificadas

Pode parecer loucura, mas funciona sim. Refrigerante e outras bebidas gaseificadas contêm ácidos cítricos bastante eficazes na prevenção e remoção da ferrugem. Basta umedecer um pano e esfregar a mancha com movimentos precisos. Para retirar o resíduo da bebida, enxague a peça com água e sabão neutro e deixe secar bem.

Limão

Assim como as bebidas gaseificadas, o ácido cítrico presente no limão tem enorme potencial de limpeza. Para aproveitá-lo, corte a fruta ao meio e esfregue-a diretamente sobre a área afetada até conseguir alcançar o resultado. Se as manchas já estiverem grandes, misture limão e sal, esfregue o local e deixe agir de um dia para o outro. 

Outra ótima sugestão de como finalizar a remoção das manchas é utilizar algumas gotinhas de óleo de bebê ou cera automotiva para lustrar o material. Além de proteger seus móveis do clima úmido e da maresia típica das áreas litorâneas, você dá à peça com um brilho incrível. 

 

Limpeza de estofado de acordo com cada tipo

Como limpar tecido

Uma dúvida em relação aos tecidos sintéticos é como limpar tecido sem manchar ou deixar com mau cheiro por não secar corretamente. A primeira dica é usar um aspirador de pó, para remover a poeira do dia a dia com facilidade. Para retirar manchas, a dica é utilizar um pano de microfibra umedecido com detergente neutro diluído em água ou produtos específicos para tirar manchas de estofados. Com estofados de tecido sintético é importante lembrar de não utilizar panos que soltem fiapos, mas caso o móvel esteja com fiapos de outros tecidos, basta usar uma escova de cerdas macias, removendo pelos e fibras indesejadas. 

Como limpar couro

Na limpeza de couro animal ou sintético, deve-se usar produtos específicos para o material. Assim, além de manter o móvel limpo, também auxilia em sua preservação, pois com o tempo o couro costuma ressecar e começa a soltar pedaços. Para que isso não ocorra, evite água ou álcool. Já o produto específico para couro deve ser aplicado com um pano macio para não arranhar a superfície. 

Como limpar polipropileno

Alguns escritórios optam por cadeiras de polipropileno, popularmente conhecido como plástico. Para limpá-lo, basta um pano úmido com detergente neutro diluído em água. Depois, use outro pano umedecido para tirar o produto e a sujeira e, para finalizar, uma flanela macia e seca. Neste caso, o álcool não é recomendado porque resseca e pode até manchar. 

Como limpar rodízios de cadeiras (rodinhas) 

No caso das rodinhas, é importante remover a poeira e outras sujeiras que se acumulam entre elas e que podem danificar. Para isso, o ideal é usar uma escova para remover o excesso de sujeira e depois realizar a sequência citada acima de pano úmido com detergente. Caso queira melhorar a aparência, pode usar silicone em gel. O produto dá às áreas de plástico mais brilho e as deixa como novas. 

Observação: em cadeiras com materiais diferentes entre o assento, a base e os suporte para braços, cada parte deve ser limpa seguindo as orientações para o respectivo materiais. 

 

Advance Móveis – os melhores móveis para escritório na Grande São Paulo e Baixada Santista

A Advance Móveis é a melhor referência quando o assunto são móveis e acessórios para escritório. Por aqui, você encontra cadeiras, armários, gaveteiros, móveis para refeitório e muito mais. Clique aqui para falar com nossos atendentes e solicitar orçamento online.