blog-capa

Blog

5 opções de cores para escritórios

5 opções de cores para escritórios

Dos mais tradicionais aos modernos e sem medo de se atualizar nas tendências, a “cor principal” do escritório já diz muito sobre o perfil da empresa e da equipe assim que colaboradores e clientes entram pela primeira vez no espaço.

Há quem não acredite na teoria, mas cada vez mais o “estudo das cores” vem se provando na prática como forte ferramenta para interferir nas emoções, seja utilizando tons pasteis para incentivar a calma e o foco, ou apostando – da maneira correta – em pontos vibrantes para estimular criatividade e atividade cerebral em ambientes de longas e intensas jornadas de trabalho.

Com base nestas informações, nós separamos uma lista com 5 opções de cores (e tons derivados) para seu escritório de acordo com as características que você deseja impulsionar na equipe.

Vejamos:

 

  1. Branco

Clássicos nunca saem de moda, não é mesmo? O branco ainda é sim o tom queridinho dos ambientes corporativos, já que transmite (quase que despercebidamente) sensação de bem-estar e conforto, já que reflete melhor a claridade – seja ela natural ou artificial – e amplia a percepção de espaço.

Falando apenas da psicologia das cores em si, o branco pode ser um aliado para o foco, já que a própria estrutura física fica ‘imperceptível’ e não chama atenção, permitindo maior concentração no trabalho.

Ainda assim, vale um lembrete: locais exageradamente brancos também podem incomodar, já que têm tendência de assemelharem-se a hospitais e consultórios, tradicionalmente desta cor. Portanto, o segredo é aproveitar a neutralidade do tom base para investir em móveis cor de madeira, de aço, ou com detalhes em tons mais vivos, de azul, vermelho, verde e amarelo, que tal?

Caso tenha gostado da ideia, mas não queira utilizar necessariamente branco, opções igualmente interessantes são tons de creme e cinza claro, que quebram a predominância alva.

 

  1. Azul

Outro tom bastante comum no mundo corporativo é o azul. Cor da comunicação e tranquilidade, pode ser visto inclusive no logotipo de diversas empresas. Do mais claro ao mais escuro, possui diversas etapas interessantes, como azul bebê, azul céu, azul celeste, azul jeans, azul petróleo, até azul marinho.

Os três últimos, já não muito recomendados para uma predominância no ambiente, já que podem trazer à tona o “poder negativo” da cor azul, que é o cansaço e a sonolência.

Em geral, recomenda-se variar entre paredes, com um ponto de destaque mais forte ou vivo e outros mais amenos. A mobília também entra como forte aliada para trazer um misto de conforto, brilho e modernidade ao ambiente. É só saber dosar e combinar.

Bastante semelhante ao azul, está o verde. Além do bem-estar, proporciona adaptabilidade, compreensão, inspiração, decisão e inovação.

Por lembrar a natureza – até possivelmente com plantas de verdade – reduz a tensão, traz conforto e pode renovar o time durante o intervalo do almoço para uma nova jornada à tarde.

 

  1. Amarelo

Tom marcado pela energia, o amarelo está diretamente relacionado à área do cérebro que atua na criatividade. No entanto, é uma cor forte e, em excesso, pode ter efeitos negativos como estimular a ansiedade dos colaboradores.

Idealmente presente em uma parede ou ponto focal, com possíveis detalhes nos móveis e decoração. É uma cor bastante interessante para se ter no ambiente, mas não pode ser a única. Para trazer leveza, combine com branco ou tons de cinza.

O mesmo vale para o laranja, com propriedades semelhantes e o mesmo “poder” de adrenalizar e enjoar rapidamente. Ótimo para detalhes, mas não vale correr o risco de contaminar todo o ambiente e exaurir o time.

 

  1. Vermelho

Bastante controverso e pouco utilizado em escritórios, o vermelho é outra cor que deve ser utilizada corretamente. Para começar, fuja dos tons mais vivos, como coral e fogo.

Pela sua característica de estimular alta capacidade cerebral (semelhante a amarelo e laranja), é interessante para ambientes onde o trabalho vai até mais tarde, mas deve ser usado em tons foscos, como bordô, amora ou quase marrom.

Ainda assim, um vermelho é sempre marcante e representativo, então deve ser analisado se faz sentido com a paleta da empresa. Caso contrário, será nitidamente conflituoso.

Na mobília, é forte candidato para trazer vivacidade e modernidade a um escritório majoritariamente branco, como citamos acima.

 

  1. Roxo

Plural em sua própria composição, roxo é a mistura do vermelho e do azul. Como tais, equilibra características de ambos. Em sua particularidade, influencia na respiração e ritmo cardíaco, proporcionando melhor oxigenação e clareza de ideias.

Por outro lado, em excesso, pode incentivar problemas provocados pelo azul ou pelo vermelho (cansaço e hiperatividade cerebral), chegando à claustrofobia – exatamente o oposto da ideia original.

Portanto, assim como as demais, procure tons mais amenos e utilize em pontos focais, não em todo o espaço. Caso não queira utilizar nas paredes, o roxo tem uma vasta paleta para itens decorativos que, combinados, podem tornar seu escritório sinônimo de modernidade e criatividade.

Onde encontrar móveis coloridos para escritório?

Nas regiões metropolitanas de São Paulo e Baixada Santista, a melhor opção para móveis coloridos de escritório é a Advance Móveis.

Conectado às principais tendências de design de interiores, nosso time possui um leque de alternativas, desde os móveis mais clássicos, duradouros e confortáveis, aos mais modernos e joviais. Para orçamento e atendimento personalizado, clique aqui e fale já com nossos especialistas.