Como limpar estofado de acordo com cada tipo
Manter um local limpo e higienizado vem tornando-se prioridade em muitos locais, principalmente naqueles lugares que recebem um grande fluxo de pessoas durante o dia. Porém, na hora da limpeza, pode surgir algumas dúvidas de como limpar estofado sem que danifique a peça.
Todos os móveis e superfícies têm ganhado muita atenção durante a limpeza, como móveis estofados, a exemplo sofás, cadeiras, poltronas e puffs.
Por esse motivo, a Advance Móveis preparou este artigo onde explica a importância de realizar a limpeza de acordo com o tipo de tecido utilizado no revestimento da peça.
Como limpar estofado
Antes de dar início a limpeza do estofado, é importante saber de qual tecido o móvel é revestido, assim não correrá o risco de utilizar algum produto inapropriado que possa danificá-lo e saberá como limpar estofado de forma específica.
Normalmente, a etiqueta do móvel contém as informações que você precisa ter para fazer a limpeza e manutenção e garantir a durabilidade do produto. Nela há o tipo de material que ele é feito e em alguns casos até informações de limpeza.
Em outros casos, essas informações estão descritas no manual de instruções.
As instruções de limpeza incluem os tipos de produtos e podem ser usados, se é recomendado lavagem a seco e até mesmo a temperatura da água em caso de lavagem normal.
É imprescindível conhecer quais tipos de lavem existem, para assim escolher a mais eficiente para o seu caso.
Como limpar tecido
Uma grande dúvida em relação aos tecidos sintéticos é como limpar tecido sem manchar ou deixar com mau cheiro por não secar corretamente.
A primeira dica é usar um aspirador de pó, assim removerá a poeira do dia a dia com facilidades. Se usar o bocal com escova que vem com o aspirador, prefira um com cerdas macias.
Para retirar manchas, a dica é utilizar um pano de microfibra umedecido com detergente neutro diluído em água ou produtos específicos para tirar manchas de estofados.
Com estofados de tecido sintético é importante se lembrar de não utilizar panos que soltem fiapos, mas caso o sofá ou poltrona esteja com fiapos de outros tecidos, basta usar uma escova de cerdas macias, removendo pelos e fibras indesejadas.
Como limpar couro
Móveis estofados em couro ou couro sintético são escolhidos para recepção por sua elegância, mas também estão presentes nas cadeiras. Na hora da limpeza é importante ficar atento para que a peça não fique manchada devido ao produto utilizado.
Na limpeza, deve-se usar produtos específicos para couro, assim além de manter o móvel limpo, também auxilia em sua preservação, pois com o tempo o couro costuma ressecar e começa a soltar pedaços.
Para que isso não ocorra, não se deve utilizar água ou álcool na limpeza. Já o produto específico para couro escolhido, deve ser aplicado com um pano macio para não arranhar a superfície.
Como limpar polipropileno
Alguns locais optam por cadeiras de polipropileno ou, como é popularmente conhecido, o plástico. No entanto, elas também merecem atenção, afinal geralmente essas cadeiras ficam em locais que recebem um grande fluxo de pessoas diariamente.
A dúvida de como limpar polipropileno corretamente pode ser solucionada facilmente. Basta um pano úmido com detergente neutro diluído em água que deve ser passado.
Na sequência, a higienização deve ser realizada com outro pano umedecido e para finalizar uma flanela macia e seca sobre a superfície.
Neste caso, o álcool não é recomendado apesar de ser um ótimo higienizador, mas ele resseca alguns tipos de matérias e também os deixa manchado.
Existem cadeiras que apesar do revestimento ser em tecido ou em couro, os apoios para braço e rodas são de plástico. Assim, a limpeza das partes feita em polipropileno devem seguir as mesmas recomendações.
No caso das rodinhas, é importante remover a poeira e outras sujeiras que se acumulam entre elas e que podem danificar.
Para isso o ideal é usar uma escova para remover o excesso de sujeira e depois realizar a sequência citada acima de pano úmido com detergente.
Caso queira melhorar a aparência, pode usar silicone em gel. O produto dá às áreas de plástico mais brilho e as deixa como novas.
Benefícios de saber como limpar estofado
Independente do tipo de estofado ou do tipo de móvel que possua, é de extrema importância seguir as recomendações do fabricante.
Seguir as recomendações de como limpar estofado, além de evitar que danifique a peça também auxilia na limpeza e manutenção.
Mesmo se tratando de uma cadeira que é usada constantemente durante muitas horas, ao seguir as instruções, é possível fazer com que ela dure por mais tempo.
Melhora a qualidade dos móveis da empresa
A manutenção periódica da limpeza dos móveis da empresa, além de manter o local limpo e higienizado, também contribui para melhorar a sua aparência e qualidade.
Afinal a limpeza realizada de forma correta seguindo as especificações de cada tecido auxilia na preservação do móvel.
Dá mais durabilidade
O modo correto de realizar a limpeza tem influência direta na sua durabilidade, pois o tecido tem a tendência de sofrer alterações com o tempo.
No caso das peças de couro, com o tempo elas vão ressecando, o que deixa o tecido quebradiço e soltando os pedaços. Então os produtos específicos também hidratam o couro, dando a peça mais durabilidade.
Já os tecidos sintéticos podem sofrer alterações com a umidade do ar condicionado que deixam com mau cheiro, caso fiquem em locais que pegam sol ou luz artificial que queimam o tecido e deixam-os manchados.
Reduz riscos de doenças
Existem muitos vírus circulando em todos os ambientes, em alguns casos a limpeza diária é necessária para diminuir os riscos de proliferação de doenças.
Com relação aos estofados que devem ser limpos a seco, é necessário seguir à risca a recomendação, pois, além de danificar o móvel, ele também pode virar um local onde fungos e bactérias se instalam, podendo causar problemas de saúde aos colaboradores.
Conclusão
O entendimento de como limpar estofado corretamente de acordo com cada tipo de tecido é muito útil à empresa.
Além de manter o local higienizado, a limpeza também contribui para a melhora da qualidade e durabilidade do móvel e também auxilia na diminuição dos riscos de proliferação de doenças.
Lembre-se de seguir as especificações do fabricante referente ao tipo de limpeza que podem ser feitas naquele tecido em especial e buscar por produtos específicos para cada material.
Assim você terá cadeiras, sofás, poltronas e puffs bonitos e bem cuidados no seu ambiente de trabalho.