blog-capa

Blog

Transformação dos escritórios pós-pandemia – entenda

Transformação dos escritórios pós-pandemia – entenda

A transformação dos escritórios por conta da pandemia de covid-19 já começou e agora, o design de interiores tem sido reinventado para adequar os móveis de escritório à nova realidade.

As adaptações feitas nos escritórios e empresas trabalham melhor a questão do distanciamento social. Ou seja, cadeiras que antes ficavam alinhadas, agora são colocadas com 1,5 metros de distância.

Tendo isso em mente, o artigo a seguir explica como a transformação dos escritórios age e quais mudanças devem seguir mesmo após a volta à normalidade.

 

O que muda com a transformação dos escritórios?

Com a crescente popularidade do regime de home office, as empresas agora têm mais espaços vazios. Mesmo após o fim do período de quarentena, dificilmente o trabalho remoto perderá espaço.

Com isso, uma reformulação nas empresas de diferentes nichos se inicia e, consequentemente, impacta nos ambientes de trabalho.

A transformação dos escritórios é pautada pelos protocolos de saúde e as principais mudanças visam garantir um ambiente favorável e seguro aos colaboradores.

O distanciamento mínimo de 1,5 metros entre empregados será a mudança mais perceptível.

Antes da pandemia, colegas de trabalho ficavam próximos, mas agora eles ficarão separados por divisórias de acrílico, em mesas separadas ou em lados opostos nas diagonais.

Fora isso, os espaços mais flexíveis também integrarão as mudanças digitais feitas no ambiente de trabalho. Assim, as reuniões remotas continuarão mesmo com o fim da pandemia.

Entre outras mudanças nos escritórios, os corredores terão um espaçamento ainda maior, com finalidade de garantir uma movimentação segura.

Além disso, a tecnologia será uma aliada importante. A partir dela, sensores de temperatura se mostrarão úteis no controle de profissionais com sintomas, principalmente antes de entrar em áreas compartilhadas e fechadas, como toaletes e elevadores.

 

Dicas para garantir o distanciamento social em escritórios

O design de interiores é algo único e garante soluções criativas para você manter o distanciamento social em escritórios, até mesmo os mais pequenos.

Veja algumas dicas de disposição de móveis e assim garantir o distanciamento social na sua empresa.

 

Coloque as cadeiras em diagonais

Geralmente, a mesa de reunião fica com cada uma das cadeiras de frente entre umas às outras. Com a transformação nos escritórios, isso deve ser evitado.

Há duas possibilidades para tornar uma mesa de reunião mais segura.

A primeira forma é implementar divisórias, no entanto essa maneira impede o uso da mesa e não torna o ambiente tão bonito como a solução seguinte.

Essa é a possibilidade mais simples e basta apenas colocar as cadeiras em diagonais entre umas às outras. Assim, a cadeira ao lado fica bem espaçada e a de frente também respeita o distanciamento necessário.

Além disso, há o bônus de manter o ambiente sempre agradável.

 

Use os espaços entre colaboradores

Para muitas empresas, os colaboradores podem ficar apenas em linhas retas por conta da disposição do ambiente principal. Porém, com a transformação dos escritórios, essa realidade não deve se manter.

Em geral, a solução mais simples é manter espaços vazios e assim garantir um distanciamento social seguro. Isso funciona, mas não fica tão bonito.

Portanto, você pode pensar em móveis que caibam nos espaços e desta maneira aproveitar cada centímetro do escritório.

Por exemplo, um armário baixo com portas de correr pode servir bem para aproveitar o espaço vazio entre os profissionais da sua empresa. Esse móvel é prático e auxilia na hora de guardar documentos e objetos pessoais, como mochilas e guarda chuvas.

Aqui na Advance Móveis, você encontra armários com portas de correr de diferentes cores e tamanhos. Certamente uma opção serve bem para o seu espaço.

 

Cuidados extras na retomada ao escritório

Mesmo com a transformação dos escritórios em ambientes mais seguros, alguns cuidados extras devem ser levados em consideração.

Áreas mais movimentadas, como cafeterias, cozinhas e lobbies, precisam ter um limite de pessoas. Caso seja possível, criar um horário específico para o uso desses espaços ajuda bastante no controle de entrada e saída.

Outro cuidado extra está relacionado aos itens e documentos mais pessoais. Canetas e documentos impressos não podem passar de mão em mão. Isso porque o vírus consegue ficar em superfícies por horas e até dias.

Uma precaução opcional que pode ser adotada por colaboradores é preferir escadas ao invés do tradicional elevador. Então deixe claro aos colaboradores que, caso consiga optar pela rota alternativa, a escadaria é uma opção bastante segura.

Por fim, vale destacar que muitas das medidas destinadas a promover o distanciamento social no espaço de trabalho ainda estão em processo de construção.

Sendo assim, os trabalhadores têm uma missão muito importante de informar se as medidas criadas têm proporcionado segurança a ele ou não, para assim a transformação dos escritórios alcançar o máximo de proteção.

 

Conclusão

A transformação dos escritórios proporciona mais segurança aos colaboradores e por isso deve ser levada em consideração antes da retomada definitiva.

Em geral, as mudanças nos ambientes são guiadas a partir do distanciamento social e, em alguns casos, novos móveis para escritório são necessários.

Felizmente, a Advance Móveis trabalha com uma rica variedade de móveis para escritório e desta maneira você encontra as melhores opções para retomar o trabalho presencial de maneira segura.

Além disso, a experiência de mais de 25 anos da loja especialista em móveis para escritório em Santos e região fica à disposição para você tirar uma eventual dúvida.

Por isso, caso tenha alguma pergunta, entre em contato!