Como escolher a mesa de escritório perfeita
Saber como escolher a mesa de escritório é fundamental para qualquer um que preze o conforto e a organização durante o trabalho. Quais são seus critérios?
Se não incluem considerar detalhes de ergonomia, sinto informar que temos um problema. Quem trabalha o dia inteiro, precisa se preocupar com o suporte para o corpo e os materiais em geral, caso contrário, seu trabalho e postura vão pagar o pato.
Independentemente se for na firma ou em casa, a mesa precisa ser confortável, prática e permitir a movimentação e circulação de pessoas. Não sabe como garantir isso? Sem problemas! A seguir, vamos explicar como escolher a mesa de escritório.
Dúvidas sobre como escolher a mesa de escritório? O que considerar!
Há três principais fatores a se considerar para saber como escolher a mesa de escritório perfeita: funcionalidade, formato e ergonomia.
Funcionalidade é imprescindível para um ambiente de trabalho que funciona harmoniosamente, oferecendo todo o necessário para comportar e facilitar as atividades.
Exemplos incluem: espaço para passagem de fios, gaveteiros e prateleiras.
Como o formato da peça, muitas vezes, influencia diretamente a funcionalidade, é preciso ter cuidado.
Qualquer mesa considerada deve ter propriedades ergonômicas, a fim de evitar desconforto e eventuais dores corporais. Sim, não é apenas a cadeira inadequada que pode causar isso, bem como a mesa.
A altura inadequada é o principal vilão da ergonomia, visto que, dependendo da altura, os braços e a coluna do usuário podem ser prejudicados.
Imagine ter que segurar uma posição mais alta ou baixa do que está acostumado, certamente trará graves consequências no futuro.
Como escolher a mesa de escritório do tamanho certo?
Ao ponderar em como escolher a mesa de escritório certa, é importante considerar que há diversos modelos, com variação em funcionalidade, formato e ergonomia. Ou seja, há um molde ideal para cada necessidade. Qual é a sua?
Pense em tudo que precisa acomodar — de itens essenciais ao trabalho a objetos para uso pessoal — de forma prática e organizada.
Com base nisso, já é possível ter uma ideia do que precisa em uma mesa de escritório. Quem lida com inúmeras tarefas simultaneamente, por exemplo, pode se beneficiar de uma mesa espaçosa, mantendo todos os itens ao alcance das mãos.
Entretanto, é preciso dosar os itens guardados com cuidado para evitar acúmulo de objetos que, em retorno, tornam o local desorganizado e confuso.
Por outro lado, modelos de tamanho reduzido são ideais para quem não dispõe de muito espaço disponível no cômodo.
O problema é que, quem recorrer à alternativa, precisa se contentar com o pouco espaço para objetos pessoais e profissionais, provavelmente investir ainda mais na organização para ter por perto apenas o estritamente necessário.
Independente do tamanho de mesa escolhido, fica a dica: optar por uma peça com gavetas e armários, para melhor organizar seus pertences, faz toda a diferença.
Principais modelos de mesa para escritório
Dependendo da loja, os modelos disponíveis variam, tanto em cor quanto em material e formato.
No caso da Advance Móveis, referência em móveis corporativos na Baixada Santista, há acesso ao catálogo mais diverso da região. Conheça as principais opções, a seguir.
Como escolher a mesa de escritório: autoportante ou plataforma?
Sabe a diferença entre a mesa autoportante e a plataforma?
São os principais modelos para mesa de escritório. A autoportante se segura com estrutura própria, enquanto a mesa plataforma precisa de acessórios de fixação ao chão ou à parede.
Cada modelo é mais adequado para um tipo de trabalho. Co-workings, por exemplo, são ideais para uso de uma mesa plataforma, visto que são fáceis de instalar e retirar, e ocupam pouco espaço no ambiente.
Já escritórios particulares podem aproveitar a autoportante para acomodar peças essenciais e decorativas, ou harmonizar o uso do espaço, até.
Como escolher a mesa de escritório do formato certo?
O formato, muitas vezes, influencia diretamente a funcionalidade e ergonomia da peça. Por isso, é importante ter cuidado.
Formatos redondos funcionam em reuniões, mas nem tanto com atividades individuais. O espaço que oferecem para organização fica mal distribuído e prejudica a organização.
A mesa em formato de L, por outro lado, é ideal para trabalhadores individuais. O tamanho se encaixa em qualquer ambiente, seja de encontro com os cantos do espaço ou como divisória em uma área aberta.
Considere seu modo de trabalho e analise a disponibilidade de espaço da peça para determinada atividade. Combina?
Como escolher a mesa de escritório do tamanho certo?
A altura da mesa de escritório é o que favorece a boa postura durante o trabalho. Por isso, é ideal que fique entre 70cm a 75cm.
Há opções de mesas com altura ajustável que, para quem tiver acesso, é a alternativa perfeita.
Vale a pena entender como escolher a mesa de escritório com o visual ideal
Outro ponto fundamental sobre como escolher a mesa de escritório é atentar-se à aparência da peça.
Evite desarmonia de cores para não causar distrações nos colaboradores, nem cansar a vista de todos. Respingos de cores para realçar certos detalhes funcionam, mas perdem o propósito em um mar de cores chamativas.
Conclusão
Saber como escolher a mesa de escritório não é tarefa fácil. Para olhos iniciantes, é difícil enxergar as condições ideais, mas são bem simples: considere a ergonomia e funcionalidade, bem como o formato e visual.
A mesa precisa ser da altura adequada para o colaborador e os acessórios e o formato do móvel devem facilitar as atividades. Por outro lado, uma simples paleta de cores pode fazer toda a diferença na equipe técnica, prefira por tons mais amigáveis, que não cansam a vista.
Para saber mais sobre móveis para escritório, continue acompanhando o nosso blog.